10 anos de Clube do Livro

Uma década, essa é a quantidade de tempo em que estou à frente do Clube do Livro, realizado mensalmente na Livraria Saraiva do Rio Sul, no Rio de Janeiro. Mensalmente, o evento reúne cerca de 70 pessoas – alguns meses com mais, alguns com menos – na livraria para conversar sobre livros. Lá atrás, dez anos atrás, eu não imaginei que o evento teria crescido tanto, se mantido, se fortalecido e incentivado a criação de tantos outros eventos pelo país. Uma benção que se dá com muito, muito trabalho.

O Clube do Livro foge do modelo padrão de clubes de leitura. Não lemos o mesmo livro para discutir, mas sim comentamos (sem spoilers) vários livros dentro de um tema a ser debatido naquele mês. Esse formato foi implementado para permitir que leitores pudessem ir e vir sem a obrigatoriedade de ter lido algum livro específico para algum encontro. Com o nosso formato, todo mundo pode chegar, ficar ou ir e vir como e quando quiser. Porque a gente acredita que o papel da literatura não é segregar, mas sim abraçar.

A única edição que fizemos uma leitura do mesmo livro foi novembro de 2018. Todos lemos “O Conto da Aia” para debatermos no fim do ano e esse modelo – de encerrar o ano lendo o mesmo livro – foi adotado pelos leitores participantes do Clube para fechar cada ano. Assim, temos todos os formatos em um único evento. A votação para o livro que fechará 2019 vai começar em breve na página do Clube: www.facebook.com/OClubeDoLivroRJ .

Foram dez anos pensando em temas, convidados (porque algumas edições contam com a participação de autores, editores, tradutores, agentes e outros profissionais do mercado editorial), entrando em contato com editoras para que doassem exemplares para serem comentados e sorteados no Clube (porque todo livro a ser sorteado é comentado antes de ganhar uma nova casa). Foram dez anos de pesquisa, de dedicação e admito de muito stress e cansaço. Já fiz Clube doente, já fui pra livraria com crise de ansiedade, mas também já contei com autores iniciantes e renomados no evento, já lancei livro no Clube, já recebi até festa surpresa! Foram dez anos de muitas histórias e espero que elas continuem sendo contadas.

Não é fácil apresentar um evento mensal, mas é muito gratificante. As noites em claro pensando e preparando cada edição são retribuídas por sorrisos durante o evento, por leitores que me contam que “acharam seu lugar” no Clube, que encontraram seus amigos e um pouco de si também. Cada um que diz que leu um livro porque o conheceu no Clube me deixa feliz e com a sensação de dever cumprido. Porque é essa a minha missão: mudar o mundo, uma página de cada vez. Sou uma apaixonada por histórias e transmitir esse amor para o maior número de pessoas possível é o que me motiva dia a dia.

São dez anos de muito trabalho sim, mas trabalho que não valeria de nada se não tivesse a parceria da livraria, das editoras e de cada participante que dedica o seu precioso tempo no final de semana para estar lá. Obrigada por uma década incrível e que venha mais uma! #VemProClube (https://www.facebook.com/events/2089318071179366/).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo
%d blogueiros gostam disto: