62: Modelo para armar

Júlio Cortázar é desses autores que sempre estiveram na minha listas de autores obrigatórios e que ia adiando o meu encontro com ele. O adiamento era proposital, não tenho qualquer afinidade om prosas poéticas ou realismos fantásticos, os entendo e os admiro só cheguei a conclusão, como leitora, que eles e eu não dialogamos. Tendo em vista esse pequeno preâmbulo peguei “62: Modelo para Armar” (tradução de Glória Rodríguez) para ler, foi a péssima escolha da péssima escolha.

O 62 do título aqui é referencia a um capitulo do livro mais famoso de Cortázar, “O Jogo da Amarelinha”. “Modelo para Armar” seria uma espécie de aprofundamento do que é desenvolvido no capitulo que o inspirou. É aí que o problema começou para mim, foi como se estivesse entrado no meio de uma historia, não que esse livro seja uma continuação, mas tive sempre a sensação que estava pegando a conversa no meio e que me faltava algo para um compreensão melhor do que estava nas páginas.

Cortazar tinha poucas chances comigo desde o inicio, não é o meu tipo de leitura e eu sabia disso, mas fui caminhando vagarosamente pelas páginas, quase o coloquei de lado muito mais vezes do que gostaria de admitir. Nada ali conversa muito comigo e a estratégia narrativa de soltar nomes e situações a esmo, numa primeira leitura é assim que parece, que só se encaixam mais adiante. É uma estrutura ótima, uma técnica instigante, meu problema foi conseguir chegar até o momento em que elas se encaixam.

Não foi uma leitura prazerosa muito por culpa da leitora aqui muito mais do que do autor. Não sou dessas que desiste com facilidade, pegarei “O Jogo da Amarelinha” para ler em um futuro próximo. Talvez com ele as coisas façam mais sentido ou eu tenha que me conformar com o fato que um grande nome da literatura não dialoga comigo mesmo, uma conclusão que já tive com o maravilhoso Mia Couto, tudo o que ele escreve é lindo e poético, só não fala comigo e não falar comigo é um problema única e exclusivamente meu e não do talento de quem coloca palavras nas paginas.

Compre aqui:

Submarino01 Saraiva Travessa Americanas Livraria Cultura

GER_SELO_PARCEIROS_2016_CATALOGO-kz0m6

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: