A Hora de Clarice

Hoje, 10 de dezembro, seria aniversário de Clarice Lispector (1920-1977). E para comemorar essa data tão especial, nada melhor do que vários eventos literários! No Rio de Janeiro, o Instituto Moreira Salles organizou um evento para “Hora de Clarice”, com José Miguel Wisnik no sábado (hoje), às 18h. Wisnik é ensaísta, professor de literatura brasileira na USP e compositor e falará no IMS sobre importantes obras da escritora que completaria 91 anos, como “Laços de família”, “A legião estrangeira” e “A hora da estrela”. A entrada é gratuita e os lugares são limitados. Então organizem-se e compareçam!

No mesmo local, todos os sábados também acontecem atividades infantis e neste o tema também será Clarice. O grupo “Histórias para boi dormir” apresentará Laura, personagem principal do livro infanto-juvenil de Clarice, “A vida íntima de Laura”. Aproveitando a data comemorativa, no Instituto Moreira Salles, às 17h, será lançado pela editora Azougue, o livro “Encontros – Clarice Lispector”.

Se você não é do Rio de Janeiro, mas é muito fã de Clarice Lispector, não se preocupe! Confira abaixou outros eventos de comemoração à autora, escolha o seu e divirta-se!

Rio de Janeiro

16h30: Crônicas para jovens: um novo olhar sobre a obra de Clarice Lispector: bate-papo com Pedro Vasquez, organizador das coletâneas de crônicas De escrita e vida, Do Rio de Janeiro e seus personagens e De amor e amizade, e a jornalista Claudia Nina. Livraria da Travessa – Shopping Leblon (av. Afrânio de Melo Franco, 290 lj. 205 A)

17h: Lançamento do livro Encontros – Clarice Lispector (editora Azougue) – Instituto Moreira Salles (rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea)

18h: Conferência com José Miguel Wisnik – Instituto Moreira Salles (rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea)

21h: Ver e ler Clarice: fotografia e literatura: palestra com Nádia Gotlib seguida de leitura com a atriz Zezé Polessa.- Midrash Centro Cultural (rua General Venâncio Flores, 184, Leblon)

Intervenções poéticas / Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro – Leitura de textos de Clarice Lispector nas estações do Metrô Rio. Curadoria de Claufe Rodrigues.

Dia 10

Barca literária / Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro – Leitura de textos de Clarice Lispector e apresentação musical na barca Rio-Paquetá

10h30: leitura por José Mauro Brant e apresentação das canções favoritas de Clarice Lispector.- Estação Pensamento e Arte / Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro

Ciclo de palestras “Três vezes Clarice: o amor, a infância e a saudade em Clarice Lispector”, curadoria de Suzana Vargas

Dia 12, às 19h: A saudade/nostalgia em Clarice Lispector, com a jornalista, doutora em Letras e ensaísta Claudia Nina

Dia 13, às 19h: Conversas de mãe para filho: a infância na contraluz, com a poeta, contista e ensaísta Bia Albernaz

Dia 14, às 19h: O amor em Clarice, com a psicanalista e poeta Daisy Justus – Biblioteca Popular Municipal de Botafogo (rua Farani, 53)

São Paulo

11h: Clarice no abismo: palestra com o escritor e jornalista José Castello, organizador da coletânea Clarice na cabeceira – Romances – Livraria Cultura Conjunto Nacional (av. Paulista, 2073)

Porto Alegre

11h: Os tempos sem tempo de Clarice: bate-papo com a escritora Cíntia Moscovich e Catia Simon, doutoranda em literatura na UFRGS – Palavraria Livros & Cafés (rua Vasco da Gama, 165 – Bonfim)

Recife

9h às 17h: Ciclo de leituras e debates coordenado pelo psicanalista André Resende – Livraria Jaqueira (rua Antenor Navarro, 138, Jaqueira)

Belo Horizonte

11h: Clarice jornalista: palestra com a pesquisadora Aparecida Nunes, organizadora das coletâneas Correio feminino e Só para mulheres – Livraria Mineiriana (rua Paraíba, 1419, Savassi )

Curitiba

10h às 16h30: Ciclo de leituras e debates coordenado pela escritora e tradutora Claudia Borio – Livraria da Casa (rua da Paz, 479, Centro

PROGRAMAÇÃO INFANTIL

Rio de Janeiro

Como nasceram as estrelas: contação de história – 16h: Livraria Saraiva – Shopping Rio Sul (av. Lauro Muller, 116, Botafogo) – 17h: Livraria da Travessa – Shopping Leblon (av. Afrânio de Melo Franco, 290 lj. 205 A)

17h: A vida íntima de Laura: contação de história – Instituto Moreira Salles (rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea)

São Paulo

Como nasceram as estrelas: contação de história – 15h: Livraria Cultura Shopping Villa-Lobos (av. Nações Unidas, 4777)

16h: Livraria da Vila Shopping Cidade Jardim (av. Magalhães de Castro, 12.000, Butantã)

16h: Livraria da Vila Moema (av. Moema, 493)

Recife

Como nasceram as estrelas: contação de história – 16h: Livraria Saraiva – Shopping Recife (rua Padre Carapuceiro, 777, Boa Viagem)

Belém

Como nasceram as estrelas: contação de história – 17h: Livraria Saraiva – Boulevard Shopping (av. Visconde de Souza Franco, 776 lj. 233)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: