A Jogada do Século

A-Jogada-do-Seculo

Quem ganhou dinheiro com a crise dos mercados de 2008?

Como sempre acontece comigo eu vi o filme e fui ler o livro. Foi “A Grande Aposta“que me levou a buscar A Jogada do Século para ler, Michael Lewis foi uma ótima descoberta e agora já coloquei na lista seus outros livros.

Não entendo nada de mercado financeiro e o fato de só ter conseguido entender 40% dessa parte do livro é muito mais um problema da leitora aqui do que do autor. Sabia que ia enfrentar paginas que seriam difícil de entender, afinal é um livro sobre a crise financeira de 2008. Uma crise que não é das mais simples de compreender. Estava preparada para encarar paginas e mais paginas de um assunto árido e estada disposta ao desafio que seria.

Foi mesmo um desafio, apanhei um pouco para entender o basicão do mercado para acompanhar o que estava acontecendo, mas mesmo sem compreender tudo não conseguia colocar o livro de lado. A escrita envolvente e a história de um grupo de analistas de mercado meio marginalizados que ganharam uma fortuna vale ser lida.

Do que entendi sobre as apostas do mercado feitas em cima das hipotecas americanas é inacreditável que tenha durado tanto tempo e quem ninguém tenha visto que era uma loucura. Primeiro que as hipotecas tinham um contrato maluco em que nos primeiros dois anos se pagava uma taxa de juros baixinha e depois ela disparava, mas quando acabavam esse dois anos as pessoas simplesmente pegavam uma outra hipoteca e assim a bola de neve de credito indiscriminado e sem checagem de credito alimentava as especulações do mercado financeiro. O que Lewis conta aqui é como um grupo restrito de pessoas viu o que estava acontecendo e começou a apostar contra o mercado, a aposta feita anos antes do colapso parecia uma loucura e no final das contas deixou todos eles ricos, muito ricos.

Vou avisando que entender o que são tranches, CDOs e CDS não é dos trabalhos mais simples, e, na verdade, eu entendi mais ou menos. O suficiente para ver que dos três personagens principais o pessoal do Cornwall Capitals sabia mais ou menos também o que estava fazendo, foi entendo ao longo do caminho e, como todos os outros envolvidos, se chocou com o tamanho da estupidez do mercado e a sua falta de regulamentação. O que mais me deu raiva lendo foram as agencias de classificação de risco que ignoram o seu trabalho e foram essenciais para que a crise chegasse onde e chegou e todo o trabalho do Fed resgatando vários bancos de investimentos de um buraco que eles mesmos cavaram.

Não é um livro de fácil entendimento e ao mesmo tempo é uma ótima leitura. Entender mais do mercado e de economia é essencial para qualquer pessoa, nos faz melhores cidadãos que possam fiscalizar melhor o que está acontecendo ao nosso redor.

Compre aqui:

Submarino01 Saraiva Travessa Americanas Livraria Cultura

GER_SELO_PARCEIROS_2016_CATALOGO-kz0m6

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *