A Livraria 24 horas do Mr Penumbra

O livro de Robin Sloan veio parar no meu kindle em uma mistura de indicações constantes da Amazon e alguns posts que li sobre o livro, em todos a mesma coisa era dita: ”livro para quem adora tecnologia e livros”. Como me encaixo perfeitamente nessa descrição resolvi apostar em “Mr Penumbra’s 24 hour bookstore”, só descobri que o livro já existia em português ao comentar com a Frini o que estava lendo. A recomendação foi precisa, esse é mesmo um livro para quem gosta de tecnologia e livros.

A história é contata em primeira pessoa pelo designer Clay. Nosso herói está desempregado desde que a loja em que trabalhava faliu com a crise econômica, andando pelas ruas de São Francisco ele entra em um sebo e consegue um emprego como o atendente da madrugada. O narrador é sedutor desde as primeiras fases, Clay torna-se aquele amigo legal que sabe contar historias e te leva pela mão para uma aventura, dessas que quem já jogou Dungeons & Dragons é bem familiarizado. O inimigo aqui é Corvina, a sita a ser batida é a Festina Lente Company e a recompensa é o segredo da vida eterna. Maravilhoso, não?

Toda a estrutura da narrativa segue a logica de uma aventura de Dungeons & Dragons, temos mistérios, temos quebra cabeças para decifrar, um senhor do mal, uma seita secreta, e uma Scooby Gang (algum fã de Buffy lendo?) que além de Clay e Penumbra conta com Kat Potente, Mat, Neel e Deckler.  Clay e seus amigos tentam ajudar Ajax Penumbra (esse nome é ótimo), o dono do sebo, a desvendar um quebra cabeça que há séculos está sem solução. Para tentar resolver a questão eles se utilizam de fórum de pirataria, de modelos 3D e, até mesmo, dos computadores do Google. A aventura toda é pura diversão e para melhorar Clay é inspirado pelas palavras de um livro de aventuras que leu na adolescência, “Dragon Song Chronicles”, um desses livros que só existem dentro de livros e que eu amaria que existissem de verdade.

A maior questão do livro é que o mistério no final das contas não é tão legal assim e no final o clima de aventura dá uma esfriada, mesmo com essa quebra de ritmo é uma leitura super prazerosa, divertida, é um desses livros que não dá para colocar de lado e que se lê um com um sorriso no rosto. O inicio com Clay e Kat usando as maravilhas da internet para decifrar e encontrar peças do quebra cabeça é fascinante. Essa é uma daquelas leituras facilmente recomendáveis para quem gosta de D&D, tecnologia e livros, nessa ordem.

Compre aqui:

Submarino01 Saraiva Travessa Americanas Livraria Cultura

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *