A Resposta

Fui em busca do livro de estréia de Katryn Stockett depois de ter lido boas coisas sobre a adaptação cinematografica. Com já disse aqui adoro ler livros que foram adaptados para cinema ou tv. Se o filme é bom, não sei, só chega no Brasil nos próximos meses, o que sei é que “A Resposta” é um ótimo livro. A tradução do título não me agrada, em inglês ele é “The Help”, infinitamente melhor.

Três vozes femininas montam um panorama do sul dos EUA na década de 1960. Como pano de fundo temos a luta pelos direitos civis e a transformação da sociedade americana. Skeeter é uma jovem branca meio sem rumo depois de deixar a faculdade e se setindo um pouco deslocada rodeada por suas fúteis amigas de infância; Aibeleen é uma empregada domestica negra que cuida de bebês só até “eles começarem a ver as cores”. Aibeleen e Skeeter são as vozes calmas, expressam seus medos, seus preconceitos com delicadeza, para constratar temos Minny uma emprega domestica negra que perde todos os empregos porque responde aos patrões. Minny é o momento divertido e, algumas vezes dramático, do livro, seus capitulos em primeira pessoa são impagáveis, a avalição que ela faz de sua patroa Celia é hilário.

Mais do que apenas um panorama sobre as relações de trabalho e o preconceito racial no sul dos EUA, “A Resposta” fala sobre a construção da amizade entre pessoas bem diferentes. A mais óbvia, e, que é construida com mais cuidado, é de Skeeter e Aibeleen, mas a que é mais interessante é de Celia com Minny. São amizades femininas com os nuances certos.

Além das protagonistas temos também uma boa vilã, Hilly é execrável de todas as formas e ao mesmo tempo, tirando a tinta carregada da composição da personagem, todos nós conhecemos alguém como ela. Por vezes tive vontade de mata-la, o que prova que mesmo sendo um retrato do maniqueismo a personagem funciona bem na trama.

Li rápido e com gosto, não conseguia coloca-lo de lado. Queria saber mais sobre a vida dessas personagens depois daquele momento de ruptura. O que me resta agora é aguardar a estréia do filme para passar mais algumas horas com Skeeter, que é vivida pela Emma Stone, Aibeleen, vivida pela maravilhosa Viola Davis e Minny, vivida por Octavia Spence.

Compre aqui:

Submarino01 Saraiva Travessa Americanas Livraria Cultura

Um comentário sobre “A Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo
%d blogueiros gostam disto: