A S.U.P.E.R. Gincana

“Uma turminha do barulho apronta muito na gincana escolar!”

Os mais velhos lembrarão dessas chamadas de TV para aqueles filmes que fizeram parte de nossas tardes quando bem mais novos. Eram filmes protagonizados por crianças que cresceram juntas, que aprontavam muito na escola e traziam aquela sensação de que podíamos poder fazer o mesmo, de que tínhamos a mesma capacidade de união, de diversão. Foi assim que voltei a me sentir ao acabar de ler “ A S.U.P.E.R Gincana”, de Marcelo Amaral (Editora Vermelho Marinho).

A nova aventura dos integrantes do Página Pirata – o jornal do Colégio São João – participam agora de uma gincana pra lá de disputada. Além de concorrer em modalidades esportivas, os alunos de quatro escolas da região competirão em redação, matemática e deverão até realizar um projeto socioambiental. Motivados a participar da gincana para cobrir para o jornal, Pastilha, Pimenta, Peteca, Paçoca, Pinguim, Piolho e Princesa se inscrevem em diversas modalidades e enfrentam o primeiro conflito do livro: a competição entre amigos.

Marcelo Amaral fez muito bem em abordar o tema nesta segunda aventura da turminha, pois a competição entre amigos é algo que acontece diariamente e que, muitas vezes, não é explorado. É fácil apontar para o outro e dizer que sofreu bullying ou que foi passado para trás, mas quando esse “outro” é seu amigo, dói mais e é mais difícil lidar. Como o livro é voltado para um público tão jovem, esse é um tema que é essencial discutir desde cedo. E engana-se quem acha que essa competição morre ao crescermos.

Além deste conflito, temos a rivalidade entre escolas. O Colégio Vitoriosos conquistou o primeiro lugar em todas as edições anteriores da gincana interescolar e não vai parar por nada até repetir a dose nesta edição. Ética e valores passados de pais para filhos também são temas que precisam estar sempre em evidência e são muito bem explorados pelo autor. É esperado uma criança agir de forma equivocada por falta de maturidade, mas não é aceitável que isso ocorra da parte dos pais. Ainda mais quando o assunto é ética!

Marcelo Amaral equilibra esses conflitos, com muitas cenas de ação entre os participantes da gincana, tecnologia, diálogos engraçados e reflexivos de seus personagens e ainda toca em temas como sustentabilidade e até a falta de água. Tudo com linguagem adequada ao público-alvo, de forma coerente e com excelente ritmo na narrativa. “A S.U.P.E.R Gincana” é muito envolvente do início ao fim e resgata o conceito de comunidade que, infelizmente, não vimos mais tanto. Hoje em dia, as crianças estão com olhos em pequenas telas e algo como conquistar um título escolar para a região e ajudar amigos do bairro não estão mais tão presentes no dia a dia dos pequenos como já estiveram no passado. Mas Marcelo – consciente ou inconscientemente – resgata isso. A matéria do Página Pirata que fecha o livro também é uma prova disso. Não é um post em um blog, mas uma matéria no jornal da escola, que foi o que deu início à aventura.

Uma parte de “A S.U.P.E.R Gincana” que me incomodou um pouco foi a idade dos personagens. No início do livro, o autor nos apresenta os personagens e suas “fichas”, que trazem suas idades. Alguns têm por volta dos 10 anos, o mais velho, se não me engano, tem 13. Mas ao longo do livro, acompanhamos várias situações maduras demais para quem tem essas idades. Uma personagem que evidenciou muito isso foi Princesa. Ela tem só dez anos e já está aos beijos com um menino no livro. Achei muito avançado para uma menina de 10 anos. Mas resolvi abstrair isso e dei uns 14 anos para ela, e a leitura fluiu que foi uma beleza.

Poderia escrever muuuuuuuito mais sobre “A S.U.P.E.R Gincana”, mas prefiro convidar a todos para estar com o autor no próximo sábado, 7 de fevereiro, na Livraria Cultura Cine Vitória, no Rio de Janeiro. Lá será possível conversar com o autor, falar mais sobre os personagens e ainda descolar um livro autografado! Começa às 15h!

Veja as tirinhas da Turma da Página Pirata.

Compre aqui:

Saraiva Travessa Livraria Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: