After

Recebi o livro “After” da Editora Paralela e logo na capa diz “sensação no wattpad” e eu pensei “ai, que ótimo. Mais uma fan fiction”. E foi bem por aí. Mas não fugi do desafio e cai dentro! “After” é escrito pela americana Anna Todd, de 25 anos.

Na história do livro, Tessa é uma jovem que acabou de passar para a universidade e está extremamente empolgada. Controladora e extremamente metódica, a menina é acompanhada pelo namorado Noah – um ano mais novo – e pela mãe – mala toda vida! – para se instalar no dormitório da faculdade. Os dois moram há duas horas da faculdade de Tessa. Esse é um detalhe importante!

Já nos primeiros momentos como uma universitária, Tessa leva o primeiro choque: sua companheira de quarto, embora seja muito simpática, tem cabelo colorido, é tatuada pra caramba e adota um estilo duvidoso de se vestir. E vive deixando amigos e o atual “ficante” entrar e sair do quarto quando querem. Sim, eles têm a chave! Olha só que coisa oportuna!

Um desses folgados é Hardin Scott, que também esbanja tatuagens, piercings, um sotaque britânico e uma personalidade arrogante e bipolar. Claro que é InstaLove: ela se apaixona por ele em poucos momentos e vice-versa. E é claro que o bad boy adora ler romances como “O Morro dos Ventos Uivantes”, tem problemas familiares e de personalidade, e nega que está interessado na garota que mais parece uma freira, mas também não consegue ficar longe dela. Até aqui, se você não gritou algo como “clichê!” ou “PELOAMORDEDEUS!”, você não estava prestando atenção.

O que me mata em “After” é que ele prende bastante a atenção, mas peca na repetição. Por exemplo, Tessa e Hardin vivem trocando insultos. E ela não baixa a cabeça não! Ele a ofende e ela parte pra cima e não deixa barato. Bem no estilo “eu te amo e não sei lidar com isso então vou te ofender”, sabe? Em apenas duas semanas, eles já estão trocando carícias e insultos em uma relação que aparenta ter muito mais tempo. Não que esteja esperando algo real ou que algo assim não seja real. Mas soa falso.

Ela diz que está farta dele e sai correndo. Ele vai atrás e pede desculpas. Ela aceita. Mais carícias. Mais insultos. Ela diz que cansou e sai correndo. Ele vai …. entendeu a repetição? Se fosse menos seria excelente, porque esse amor meio “bandido”, por mais clichê que seja, é bom de se ler (na vida real deve dar muito trabalho!), mas quando a sua protagonista toma uma decisão e volta atrás tantas vezes, perde a credibilidade com o leitor e isso fere a narrativa.

Basicamente, a história de “After” é essa: uma jovem descobrindo a liberdade longe de casa, quem ela realmente é, os prazeres do sexo e querendo desvendar o mistério que é o homem por quem se apaixonou. Tudo isso enquanto outros carinhas se interessam por ela, outras meninas a antagonizam e o tal objeto de sua afeição não se decide se a quer ferir ou amar.

“After” é narrado em primeira pessoa –Tessa – que oscila entre ser real e legal e analítica além da conta e mala. Ela narra um encontro e quando a amiga pergunta o que aconteceu, ela narra de novo. Tipo, nós já vimos isso, acompanhamos isso com você, através dos seus olhos! Não repete! Mas aí eu lembro da frase na capa do livro “sensação do wattpad”e entendo.

No livro é assim, mas no wattpad, Hardin é Harry Styles, da banda One Direction. Sim, rapaziada! “After” é mais um “sucesso” editorial que partiu de uma fan fiction! E assim como “Cinquenta Tons de Cinza” e tantos outros, poderia ter sido melhor aproveitado se tivesse sido editado. E também como os “Cinquenta Tons”, terminou em um gancho que dá vontade de saber o que acontece no próximo. Ah, “After” – mais uma vez, também como o livro que tanto citei – é uma série!

Mas para quem curte romances rasos e com cenas de sexo bastante descritivas, “After” é o livro para você. E – mais uma vez, em coro! – , assim como “Cinquenta Tons de Cinza”, vai virar filme! Os direitos foram comprados pela Paramount Pictures. Sempre reclamo de que o filme corta muito o que os livros narram. De repente dessa vez será bem-vindo.

Compre aqui:

Submarino01 Saraiva Travessa Americanas Livraria Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Um pensamento em “After”

%d blogueiros gostam disto: