Amantes

amantes

Uma das grandes vantagens das parcerias que temos aqui no blog é fazer alguns livros pularem a fila de leitura e nos surpreender. “Amantes” de Elizabeth Abbott (tradução de Clóvis Marques) é desses livros que me chamou atenção e que teria entrado na minha pessoal e enorme fila de leitura, pode parecer um tema estranho – falar sobre amantes ao longa da história – mas não é, é a história das mulheres e sua colocação no mundo e isso muito me interessa.

Abbott é historiadora e já tinha escrito um livro sobre celibato e resolveu se dedicar ao estudo das amantes. Ela fala sobre o casamento e depois começa a falar sobre os amores extraconjugais, passa pelos haréns, as concubinas e chega a parte que me levou ao livro no primeiro momento: as amantes reais.

O texto é embasado, com notas bibliográficas e notas mas tem um tom mais de fofoca do que de texto acadêmico. Isso emprega uma leveza ao livro que torna sua leitura mais leve e de fácil entendimento. Não são só as amantes antigas dos reis com Madame de Pompadour que são contempladas com capítulos, Camila Parker-Bowles, a amante do príncipe Charles, também está lá.

Amantes famosas e nem tanto vão passando pelas páginas e com elas a evolução do papel das mulheres na sociedade. Passamos pela revolução sexual dos anos 1960, passando pelo casamento aberto de Sartre com Simone de Beauvoir e chegando a Marilyn Monroe e John Kennedy.

Uma dos capítulos que é feito para os bibliófilos é sobre as amantes na literatura. Anna Karenina, Bovary e Jane Eyre estão com seus casos que moveram livros ótimos e clássicos. É um olhar diferente para personagens importantes da literatura, mulheres protagonistas que protagonizando seus romances viraram referências literárias.

“Amantes” pode parecer um livro com um tema que gera pouco interesse, mas não é, é uma boa leitura e mostra o papel da mulher na sociedade ao longo dos tempos.

Compre aqui:

Saraiva Travessa Americanas

GER_SELO_PARCEIROS_2016_CATALOGO-kz0m6

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *