Aqui Estou

Jonathan Safran Foer conquistou o mundo com 25 anos e um livro de estreia incrível, “Tudo se Ilumina”, que mistura humor e melancolia, conta a história de um rapaz que vai atrás de seu passado depois da morte do avô. Adaptado para o cinema, o livro é considerado a obra prima de Safran Foer, que lançou seu terceiro livro aos 40 anos: Aqui Estou (Editora Rocco, 591 páginas, tradução de Daniel Pelizzari e Maíra Mendes Galvão). Foram 11 anos de espera desde “Extremamente Alto & Incrivelmente Perto”, que dividiu opiniões depois do sucesso do primeiro livro.

Com Aqui Estou, Safran Foer volta ao estilo que o tornou famoso, misturando drama e humor ao falar de família, religião e tragédia. Ele parte do cotidiano da família Bloch: Júlia, Jacob, Sam, Max e Benjy, que vivem em Washigton capital e se preparam para o bar mitzvhah de Sam. Jacob é roteirista de televisão, Júlia, uma arquiteta frustrada e o filho Sam passa maior parte de seu tempo online. Enquanto esperam pela chegada de parentes vindos de Israel, acontece um terremoto em Israel, que muda a perspectiva de vida de cada um dos personagens, além de abrir debates sobre religião e política.

Assim como em “Tudo se Ilumina”, Safran Foer utiliza mais de um recurso narrativo para contar a história, principalmente sobre o terremoto e para mostrar a vida online de Sam. Porém, Aqui Estou é um romance bem mais maduro, sem dúvida. Com uma história mais consistente e filosófica, ao misturar o mundano do dia-a-dia de seus personagens com questões mais importantes, vamos colocar assim, em relação ao futuro de Israel e dos judeus, abrindo espaço para reflexões, também, sobre a religião judaica no mundo, sua aceitação, suas tradições e, principalmente, sobre as atuais manifestações de ódio às religiões não cristãs.

Indagado se o livro seria autobiográfico, Jonathan Safran Foer afirmou que essa não é uma história sobre ele, mas que partiu dele. Com certeza todas as questões familiares levantadas no livro atingem com facilidade qualquer um de nós, além de reforçar a importância da preocupação política para um mundo mais justo socialmente.

Compre aqui:

Saraiva Travessa Livraria Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: