Bienal do Livro: vem, gente!

Header Sebo

Confira as nossas dicas para aproveitar mais a Bienal Internacional do Rio de Janeiro.

As portas se abrem e ele vem como um tsunami. Ele vem com força, como se fosse um elemento natural, como o vento ou a chuva, e transborda pelos grandes portões, atingindo os primeiros da fila. Ele não causa pânico, muito pelo contrário. Ele é como um convite, como um abraço apertado, como uma promessa de momentos maravilhosos. Ele é o cheiro de livro exalado por milhões de exemplares que, de 29 de agosto a 8 de setembro, mantêm morada provisória nos pavilhões do Riocentro, no Rio de Janeiro. Digo provisória porque centenas de milhares desses exemplares em breve chamarão de casa as estantes de leitores de todas as idades e de todas as regiões do Brasil. Foi dada a largada para a Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro.

Para realmente aproveitar a Bienal é importante ter em mente um conceito:

A Bienal não é uma grande loja apenas.

Dito isso, abaixo seguem algumas dicas para aproveitar ao máximo a Bienal do Livro:

  1. Faça uma lista de livros: ao entrar na Bienal, é fácil se deixar perder e acabar comprando um monte de livros e esquecer-se dos que você realmente queria. Faça uma lista dos que quer para não deixar de levá-los para casa (e guardar dinheiro para eles também).
  2. Conheça a programação de eventos, palestras e lançamentos: é essencial conhecer o que a Bienal e as editoras têm para oferecer para não perder nada e se organizar para conquistar a senha para os eventos mais concorridos.
  3. Chegue cedo e saia tarde: assim você evita caos no estacionamento e aproveita cada momento.
  4. A praça de alimentação é sempre lotada e nem sempre barata. Pense nisso quando organizar as finanças e tempo e leve sempre um biscoito e água na mochila.
  5. Sapatos e roupas confortáveis são essenciais!
  6. Vá sem pressa. Cada estande tem muitas promoções diferentes e interessantes e até brindes. Veja tudo com calma e aproveite oportunidades. Principalmente os brindes, porque acabam rápido.
  7. Deixe o pré-conceito em casa e encante-se por autores que não conhece, por histórias que te chamam para viajar. A sua lista é importante, mas leve para casa algo desconhecido e desbrave as páginas!
  8. A fila para algo é longa? Não desanime. Aproveite para fazer amizades.
  9. Divirta-se e volte! São duas semanas e sempre tem algo diferente. Não vá apenas uma vez ou por apenas algumas horas. Vá, volte e volte de novo. Cada Bienal é diferente, mas todas são inesquecíveis. Te encontro lá!

Para ajudar na programação, o Cheiro de Livro destacou alguns eventos. Confira aqui e fique atento para mais novidades.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: