Cinco YA com personagens femininas incrí­veis

A lista parece simples: escolher cinco livros YA (Young adult ou jovem adulto) com personagens femininas impactantes. Aí, quando paramos para pensar, sim temos vários livros incríveis, mas MUITOS são protagonizados por personagens masculinos. Então listei alguns aqui que mexeram comigo e vou explicar a razão. Chega junto!

Jogos Vorazes (Suzanne Collins)
Todas as vezes que me perguntavam se eu era Team Peeta ou Tem Gale eu respondia que era Team Katniss. Porque nessa trilogia, Suzanne Collins não escreveu para ser um romance, ela escreveu uma jornada heroica e que, por um acaso, rola romance. E mesmo se não rolasse, tudo bem porque a Katniss se basta sozinha, sabe? Admiro muito essa personagem porque ela não é “a escolhida” ou quer mudar o mundo. Ela só quer salvar a mãe e a irmã e se sacrifica por elas. O heroísmo de Katniss é genuíno porque ele é quase acidental. Ela não quer derrotar a Capital, mas derrota. Ela não quer ser o símbolo da revolução, mas se torna mesmo assim. Ela é genuína, transparente e isso é incrível e de uma força singular. Katniss rainha, o resto nadinha!

A Mediadora (Meg Cabot)
Essa série eu só comecei a ler porque a galera do Clube do Livro disse que a protagonista os faziam lembrar de mim. Segundo eles: “ela mete a porrada, fala o que tem que falar e faz até macumba”. Nesse momento eu parei para reavaliar qual a persona que estão vendo ao olhar para mim, porque né? Enfim, Suzannah é tudo isso e muito mais. A menina perdeu o pai, passa a ver (e a encomendar) fantasmas, se apaixona por um e ainda tem que lidar com toda a pressão da nova família da mãe e do ensino médio. Mas coloquei Suzannah aqui porque ela é apaixonada, divertida, autêntica e são características que podem não salvar o mundo, mas salvam o mundo dela. Adoro!

A saga dos Corvos (Maggie Stiefvater)
Essa série de quatro livros é protagonizada por meninos, mas a única protagonista mulher chama Blue e ela não está sozinha. Blue é criada em uma casa matriarcal com mãe, primas e tias: todas com algum dom mediúnico. Além de Blue ser única, não ter papas na língua e funcionar muito bem no meio de tanto moleque, a família de manas que ela tem reforçam essa personalidade. Cada uma é única e tem seu papel e personalidade muito bem definidos na história. Maggie arrasou nessa caracterização e essa é a força por trás de Blue, que a possibilita ser tão ela mesma, sabe? Adoro essa mulherada!

Academia de Vampiros (Richelle Mead)

Sim, o título dessa série é péssimo, mas é a melhor série YA de vampiros EVER! Ignore o filme, tá? TOSCO! Mas os livros são incríveis e parte se dá pela protagonista Rose. A Dhampir – metade humana, metade vampira (só na agilidade e força) – tem personalidade forte, usa o coração na manga da camisa e não pensa duas vezes se o que está em jogo são as pessoas que ela ama. Desaforada, Rose se daria muito bem com Suzannah, fato! Adoro essa série e acho que o temperamento de Rose é parte disso. Se a protagonista fosse a princesa vampira Lissa, eu não teria acabado o primeiro livro.

A Seleção (Kiera Cass)
Depois de tantas protagonistas atacadas e cheias de personalidade, estranho “A Seleção” estar aqui, né? América Singer não é exatamente a última Coca-cola do deserto, mas é exatamente por isso que ela está aqui. América é aquela menina tranquila, que só quer seguir o seu caminho na vida e nada além disso. Mas acaba que ela conquista o coração de um príncipe, desafia um regime e luta por sua família, seu povo. Enquanto Suzannah e Rose são “pé na porta”, América é mais na linha da Blue, quieta, mas única. Elas ser dariam bem.

Em todos os casos, são personagens com quem eu me identifiquei e em quem eu acreditei. Nem sempre vamos ler livros com personagens que nos representam, mas é essencial que acreditemos no que está na página, que compremos a briga deles.

E você? Quais os seus YA preferidos com personagens e protagonistas femininos? Conta aê!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo
%d blogueiros gostam disto: