Clássicos para Todos – Machado de Assis

No dia 29 deste mês, completam-se 110 anos do falecimento de Machado de Assis, o nome mais importante da literatura brasileira. Filho de pai negro e mãe branca, Machado nasceu e foi criado no Morro do Livramento, no Rio de Janeiro. Apesar de não ter sido um aluno aplicado na escola quando criança, ele logo demonstrou sua inteligência singular e aptidão com as línguas, tendo aprendido francês, inglês, alemão e grego quando mais velho. Aos 15 anos teve seu primeiro poema publicado, no jornal Marmota Fluminense, e logo depois começou a trabalhar como tipógrafo na Imprensa Oficial, onde conheceu o autor Manuel Antônio de Almeida, que o incentivou a seguir com a escrita.

Embora tenha escrito muitas peças teatrais e poemas, foi com seus romances e contos que Machado tornou-se internacionalmente reconhecido como uma voz única na literatura. Seu estilo é tão singular que nem mesmo os estudiosos e críticos literários entram em consenso ao tentar descrevê-lo. Com sua técnica inovadora, Machado expôs as muitas contradições e conflitos sociais, políticos e econômicos do final do Império e primeiros anos da República.

Seus primeiros romances foram fortemente influenciados pelo Romantismo e logo conquistaram o público, embora não tenham alcançado o mesmo reconhecimento com os críticos. Em 1881 publicou Memórias Póstumas de Brás Cubas, um dos primeiros romances do movimento Realista brasileiro. Machado considerava-se um monarquista liberal e não recebeu de bom grado a proclamação da república. Tornou-se mais crítico e aguçou seu olhar sobre a sociedade fluminense, o que provavelmente contribuiu para a criação de suas obras mais brilhantes, como Dom Casmurro e Esaú e Jacó.

Em 1896, junto a outros 39 intelectuais e escritores, concebeu e fundou a Academia Brasileira de Letras, da qual foi presidente até sua morte em 1908.

Col.-Machado-de-Assis

Em sua nova coleção Clássicos para Todos, a editora Nova Fronteira publica Memórias Póstumas, Dom Casmurro, Esaú e Jacó além da novela O Alienista. No próximo domingo, 9 de setembro, às 15h vamos nos encontrar na Livraria Saraiva do Botafogo Praia Shopping para conversar sobre Machado, sua vida e sua obra?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: