Como você lê?

Header Sebo

Quando os e-readers foram lançados não faltaram especialistas dizendo que era o começo do fim dos livros. Os anos se passaram e o livro físico continua firme e forte convivendo com o os ebooks numa boa. A única coisa que não mudou nesses anos é a disputa entre os defensores dos livros físicos e dos e-readers, é um debate sem fim sobre os benefícios de uma e outra forma de leitura. E você leitor está de que lado? Em que suporte você lê

2014-11-30 18.28.24Sou uma leitora híbrida, em casa livros físicos, na rua o Kindle. Eu adoro um livro físico, principalmente seu cheiro (como vocês devem ter percebido pelo nome do blog), tenho pilhas e pilhas de livros pela casa. Adoro uma edição bonita com capa dura tanto quando um bom livro de bolso, tenho sempre um livro por perto, sou dessas leitoras que acaricia as paginas antes de ler.

Mesmo todo esse amor pelo livro físico não me fez hesitar quando adquiri o Kindle. A minha ideia inicial era usa-lo para ler livros em inglês que demoram ou nem chegam por aqui. Depois de quatro anos com ele a função mudou um pouco, além dos livros em inglês ele passou o ser o meu suporte para ler com mais facilidade livros com mais de 500 paginas, mais do que isso, ele passou a substituir os livros que viviam na minha bolsa, minha coluna agradece bastante.

Um estudo recente afirmou que livros lidos em e-readers fixam menos, não é o que eu sinto como leitora. Tim Parks no seu “Where I’m Reading From” diz que ler ebooks é coisa para adultos, que ao se deparar com um aparelho em que só o que importa é o texto isso faz com que o leitor se dedique apenas a leitura e não a pequenas manias como fazer anotações nas margens ou ficar vendo quantas paginas faltam. Tenho que admitir que me incomoda um pouco não saber em que pagina estou e ter só uma porcentagem que me diz muito pouco, mas isso faz parte de se adaptar ao novo suporte.

Nesse nosso mundo cheio de gadget o e-readers tem o seu espaço e não irá extinguir o livro físico, talvez, um dia, ele chegue a dividir o mercado. Para mim o importante é ler, seja em que plataforma for, se jogar em uma boa história, mergulhar nas palavras, afinal é isso o que importa na leitura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *