Dentro de ti ver o Mar

Mais um grande livro da portuguesa Inês Pedrosa

Inês Pedrosa é uma das autoras que me fez olhar para a literatura portuguesa. O seu “Nas Tuas Mãos” é um dos meus livros preferidos, daqueles que dou de presente sempre que possível e que revisito volta e meia. “Dentro de ti ver o Mar” é o seu ultimo livro publicado, demorei um pouco para saboreá-lo e valeu cada instante dedicado a suas paginas.

Rosa é uma fadista, uma estrela em ascensão, que tem um caso com o complicado Gabriel. Esse é basicamente o enredo do livro, o que faz essa historia, aparentemente banal, ser uma leitura tão boa é a seu desenvolvimento. É a conversa que a narradora tem como leitor, fazendo colocação sobre o amor, sobre autores e seus personagens ou, até mesmo, comentários sobre os próprios envolvidos na trama. Esse recurso estilístico dá todo um charme a narrativa. Eu, particularmente, adoro narradores que conversam com seus leitores. Foi a primeira coisa que me chamou a atenção quando li “Dom Casmurro” pela primeira vez, foi o primeiro traço que me chamou a atenção e me fez seguir nas paginas.

Voltando ao livro português, é também uma historia sobre mulheres, a amizade entre elas e seus amores. Farimah é uma iraniana que escapa para Portugal para fugir de uma casamento arranjado, Teresa é a amiga de Rosa que a empurra para frente, que a acompanha durante a sofrida caminhada do romance com Gabriel. Luísa e Eva são amigas com um segredo que envolve Rosa. Até mesmo uma princesa pintada em uma caixa antiga de biscoito tem voz aqui. A princesa Lina é uma narradora importante que desnuda Gabriel na intimidade de seu escritório caseiro.

O que me encanta nos livros de Inês é a narrativa poética e em “Dentro de ti ver o mar” ela é super presente e não só nos fados escritos por Rosa, está na narrativa mesmo. É um livro para se deliciar a cada pagina, uma grande leitura.

Compre aqui:

Submarino01SaraivaTravessa

Um pensamento em “Dentro de ti ver o Mar”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: