Doação de livros: a saga

Que nós somos apaixonados por livros todos sabem. Mas nós também acreditamos que além de ler histórias e tê-las colorindo nossas estantes a espera de uma próxima leitura, os livros também precisam circular. Histórias foram escritas para serem lidas, compartilhadas, debatidas e a melhor forma disso acontecer é doar livros.

Por isso temos uma prática aqui no Cheiro de Livro: depois de receber, ler e resenhar livros, nós doamos a bibliotecas. Claro que sortear no blog é bacana, mas existe um mundo de leitores fora da blogsfera que não tem acesso aos livros porque diversas razões. E povoar bibliotecas com todos os tipos de personagens é essencial para fomentar o hábito de leitura de todo o nosso Brasil plural.

Como somos do Rio de Janeiro, geralmente doávamos para uma biblioteca aqui na cidade. Mas ao entrar em contato com ela para uma nova doação – doamos cerca de 100 livros por ano – nos informaram que não poderiam mais aceitar doações. E isso chegou aos nossos ouvidos com muita mágoa vinda da galera da biblioteca. Ou seja, não foi porque eles não querem, mas porque foram impedidos de aceitar. Não queremos acreditar que nossos atuais governantes tenham algo a ver com isso. Afinal, seria absurdo um governo que não quer instruir seu eleitorado, né? Mas, com o coração partido e três caixas cheias de histórias para compartilhar, fomos em busca de outra biblioteca.

Foi aí que descobrimos que a galera da loja de camisetas Chico Rei tem um projeto incrível de doação de livros. Entramos em contato com eles, acertamos tudo e nossa centena de livros foi recebida por uma escola em Belo Horizonte! Eles estão reformando a pequena biblioteca, mas já podem contar com novas escolhas de histórias para seus alunos.

Por um lado, não ter nossa biblioteca carioca de portas abertas para nossas doações foi muito difícil. Mas por outro, sair do comodismo de nosso Estado foi ótimo, porque os livros precisam circular em novas mãos, novas mentes, novos sotaques.

Obrigada pela parceria Chico Rei!

E você, querido leitor e leitora do Cheiro de Livro, doe livros. Vamos mudar o nosso mundo uma página de cada vez!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo
%d blogueiros gostam disto: