Doadores de Sono

doadores-de-sono

Uma nova epidemia assola os EUA, as pessoas simplesmente não conseguem mais dormir, sem as horas de sono elas morrem depois de dias de agonia em claro. Uma nova tecnologia permite que se doe sono. Essa é a ótima premissa de Karen Russell em “Doadores de Sono”, um livro curto demais.

Trish é uma recrutadora de doadores de sono, uma das melhores. Seu destaque no trabalho se deve a morte da irmã, Dori, uma das primeiras pessoas a morrer com a insônia que assola os EUA. Todo o livro é contado em primeira pessoa por Trish e isso limita a visão do leitor de uma forma que, em alguns, momento prejudica o andamento da narrativa. O universo criado por Russel é rico e a opção por prender o leitor a apenas um olhar empobrece um pouco o que é contado.

Trish tem a clássica culpa de sobrevivente, ela dorme muito bem e explora a memória da morta da irmã. É o que a faz ser boa no que faz e o que a motiva, é o que a leva a descobrir o bebê A, a primeira doadora universal de sono, uma criança que é explorada pelo Banco de Sono. Russell objetifica o bebe e aí está uma das qualidades do livro, a bebe nada mais é que uma doadora, um objeto de onde se tira algo, em nenhum momento a criança é descrita como criança, é apenas um banco de onde se tirar algo.

No contraponto a criança salvadora temos o Doador Q, um homem que ao doar seu sono infecta milhares de pessoas com um pesadelo que faz com que elas não queiram mais dormir. O desfecho dessa trama – não se preocupem, nada de spoiler – me agrada bastante mesmo achando que era uma trama que merecia ser melhor explorada.

Russell é uma ótima escritora o que faz “Doadores de Sono” ser desses livros que se devora em uma sentada. O problema é que o livro termina muito cedo, quando a tudo começa a girar para um novo rumo, um que daria um novo livro, ele acaba.

Compre aqui:

Submarino01 Saraiva Travessa Americanas Livraria Cultura

GER_SELO_PARCEIROS_2016_CATALOGO-kz0m6

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 pensamentos em “Doadores de Sono”

%d blogueiros gostam disto: