Dois Irmãos

A eterna rivalidade entre Yaqub e Omar é a linha mestra desse ótimo livro de Milton Hatoum

A história de rivalidade entre dois irmão gêmeos é o que norteia o ótimo livro de Milton Hatoum. Tinha devorado a história de Yaqub e Omar há mais de década e resolvi rele-lo antes que a minissérie da TV Globo entrasse no ar. Posso dizer que o livro é mesmo tão bom quanto lembrava.

São vários os elementos que me encantam na narrativa, o primeiro é a ambientação. Não é sempre que se tem uma história brasileira passada na região norte, muito menos uma história urbana. Hatoum usa como pano de fundo as mudanças urbanísticas de Manaus entre as décadas de 1950 e 1970, e isso dá todo um charme, é um brasil pouco contado. O segundo é o narrador, uma testemunha ocular de só parte do que conta, o restante ele ouviu aqui e ali e vai montando um pequeno quebra-cabeça dos acontecimentos que vai enredando o leitor ao poucos, uma delicia.

O livro pode se chamar “Dois Irmãos” e é inegável que a rivalidade entre eles é o que move a história, mas papa mim esse é um livro sobre Zana e Halim. Um casal apaixonado que teve nos filhos a sua danação. A adoração de Zana pelo Caçula, os cuidados das mulheres da casa comum beberão irresponsável chegam a dar raiva, em muito momentos queria sacodir Zana e tentar fazer com que ela visse o mal que estava fazendo. Já Halim e sua incapacidade de contrariar a mulher, de se impor diante do Caçula ou mesmo de Yaqub é paralisante. O casal é trama central, é esse amor, essa paixão e a eterna vontade de que os filhos se reconciliassem é o tema central do livro.

É bem mais simples odiar Omar do que Yaqub, isso é inegável, mas nenhum dos dois joga muito limpo e sabermos só parte das histórias, só o que o narrador ouviu dizer deixa o leitor com a sensação de que está escolhendo o lado que o narrador quer que ele escolha. O retrato dos gêmeos é feito cheio de manipulação e, talvez por isso, seja tão interessante.

Agora com todas as cenas frescas na cabeça, todas as brigas, as festas e todo um vocabulário libanês misturado com manauara aguarda a série da TV Globo, espero que façam jus ao ótimo livro.

Compre aqui:

Submarino01 Saraiva Travessa Americanas Livraria Cultura

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *