Em novembro lemos mulheres

Em março desse ano montamos uma lista com as escritoras mais importantes em nossas vidas como uma homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Essa ideia serviu de incubadora para uma outra maior: dedicar o mês de novembro inteiro do site a comentar sobre escritoras e suas obras. Mas não se engane porque um mês inteiro ainda não é o suficiente para conseguirmos falar de todas as escritoras que queríamos.

Vamos discutir carreiras, resenhar obras, conversar com uma tradutora e ainda assim vai faltar espaço, porque mesmo que os homens ainda sejam maioria dentro do mercado editorial, com mais livros publicados, com maior visibilidade dentro de premiações, as mulheres estão se destacando cada vez mais. Desde o início da campanha #leiamulheres em 2014, que o mercado editorial vem mudando sua visão. As mulheres não são vistas mais como escritoras que se encaixam só em determinados gêneros, mesmo que ainda seja difícil para elas serem levadas a sério dentro de nichos vistos como mais “masculinos”.

A Fantasia, por exemplo, apesar de ter uma mulher como a primeira correlação que se faz a esse gênero: J. K. Rowling, ainda gera preconceitos em torno de novas autoras que queiram se aventurar nesse mundo (sem trocadilhos). Claro que a própria J. K. usou apenas suas iniciais para poder deixar dúvidas se ela era um homem ou uma mulher. Aliás, história mais do que comum dentro da História da Literatura mundial.

Apesar de todos os percalços que as escritoras, experientes ou não, ainda encontram dentro do mundo literário, cada vez menos é possível ignora-las. Há um movimento mundial para que as mulheres ganhem visibilidade dentro de todas as áreas de atuação, principalmente como escritoras e não apenas em determinados nichos.

Esse é o principal ponto que nós do Cheiro de Livro queremos provar em nosso mês especial sobre escritoras, mostrar que elas têm força dentro de todos os gêneros literários, que elas estão presentes e com vozes ativas. Livros são as armas mais poderosas que alguém pode portar, porque a partir deles é possível aprender e abrir portas para novas experiências. Aqui abrimos uma nova porta para que todos possam conhecer melhor escritoras que admiramos e a partir desse projeto tão especial que se torne um hábito ler cada vez mais mulheres.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: