Entre Quatro Paredes

A perfeição levanta suspeitas. Esse bem podia ser o subtítulo do livro de estreia de B.A. Paris, “Entre Quatro Paredes” (tradução de Roberto Muggiati). Jack e Grace Angel são a síntese da perfeição e, é claro, que quando olhados de mais perto a história é outra. Essa é a premissa desse bom thriller.

Paris estrutura seu livro em dois temos diferentes: Passado e Presente. Os capítulos se alternam entre eles e isso vai montando a história da relação entre Jack e Grace. No terço final do livro, quando os dois tempos estão muito próximos, é que essa estrutura torna-se mais eficiente fazendo com que o leitor não queira parar de ler. Aviso, você vai ler as ultimas 50 páginas de uma vez só.

O eu maior problema com o livro é que desenvolvi uma certa implicância com a protagonista logo nos primeiros capítulos. Grace é aquele personagem em filme de terror que olha uma casa abandonada e resolve que é uma boa ideia entrar. Ela deveria ser uma mulher independente de mais de trinta anos e quando é revelado como ela foi parar na situação que se encontra (não vou dar spoilers) é revoltante. Todos os sinais estavam lá apontando que ia dar problema e ela não tem um parente, uma amiga para mostrar que os sinais de perigo estão acessos e piscando. Esse tipo de burrice de personagem sempre me enerva. Sei que é essencial para que a história prossiga mas mesmo assim me dá raiva.

Voltando a história a revelação do vilão me lembrou muito o que o Sidney Lumet chama de “cena do patinho de borracha”, aquele momento em que o vilão fica explicando seu plano e suas motivações para as vitimas, normalmente ocorre no final de filmes. Aqui é logo no começo e acho que é muita revelação cedo demais, se a farsa se prolongasse um pouco mais ou a revelação fosse feita aos poucos poderia dar um ritmo melhor para o inicio do livro.

Mesmo com algumas ressalvas esse é um bom livro, ainda mais para um primeiro livro. É uma história redondinha em que tudo vai se encaixando aos poucos e que no final gruda a atenção do leitor. Vale investir tempo no casamento perfeito de Jack e Grace.

Compre aqui:

Submarino01 Saraiva Travessa Americanas Livraria Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: