#FUI

Conheci Viviane Maurey na Livraria da Travessa de Ipanema, à meia-noite, no lançamento de Harry Potter e a Ordem da Fênix (em inglês). Mas naquela época, não tínhamos eventos literários ainda. Então o “evento” se resumia em uma livraria ficando aberta até bem mais tarde e umas dez pessoas na fila esperando o badalar para levar Potter para casa.

E desde então, nossa amizade cresceu e acompanhamos o desenvolver profissional e pessoal uma da outra. O que isso tem a ver com o primeiro livro da Vivi? Tudo.

Em #Fui (Globo Alt), Viviane Maurey conta a história de Luly, uma jovem que tem uma vida tranquila, com uma mamãe show e um namorado dedicado. Mas seu sonho é participar de um intercâmbio e é isso que ela faz. E quando a vida nos traz oportunidades assim, ela muda e deixa muita coisa de cabeça para baixo. E Luly entra de cabeça, com medos e receios, mas também com coragem de descobrir gente nova, experiências diferentes e crescer.

Vivi é meio Luly, ou seria Luly meio Vivi? Ambas pensam muito, se abrem com alguns amigos (porque embora sejam extrovertidas, não se abrem com qualquer um), tem um humor juvenil refrescante e se dão por inteiro. E embora Vivi diga que a maioria do livro é fictício e que sua experiência de intercâmbio não foi tão cheia de aventuras assim e que Luly é inspirada em outras amigas, tudo tem um fundo de Vivi. Por quê? Porque é ela quem escolhe as palavras para contar a história. E isso, minha gente, é muito gostoso de acompanhar.

#Fui é doce, jovem, repleto de temas importantes de serem debatidos, e Vivi coloca tudo isso com muita maturidade. É aquele livro que a galera que está em dúvida sobre tomar uma decisão deve ler, não para seguir como um manual, mas para colocar a própria vida em contexto.

Vivi me chamou para mediar seu lançamento e foi um privilégio ver que a menina que conheci em uma livraria está se destacando em uma também. E que seja o primeiro de muitos, porque se uma coisa que Vivi tem é história para contar e sensibilidade para fazer isso.

Leia um post com a autora aqui e fique ligado aqui no blog, porque a Vivi virou colunista e estará conosco toda última sexta de cada mês.

Compre aqui:

Saraiva Livraria Cultura

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *