George Orwell

Há 70 anos morria o escritor George Orwell, pseudônimo de Eric Blair . O escritor britânico é mais conhecido por seu romance “1984”. A distopia que nos apresenta um futuro sombrio com um estado eternamente vigilante, onde há uma guerra eterna, onde a história ´reescrita a todo o momento para se moldar ao presente, onde o vocabulário é simplificado pra que a população não seja capaz de elaborar um pensamento revoltoso sequer.

A obra política de Orwell o mantém, de certa forma infelizmente, atual. “Revolução dos Bichos” e “1984” parecem ter sido escritos ontem tal a sua atualidade. O Big Brother, que representa o Estado vigilante, virou nome de Reality Show e se popularizou além dos amantes das páginas.

Orwell nasceu na Índia Britânica e, além de escritor, foi jornalista. Suas reportagens e ensaios são menos conhecidos e igualmente importantes. Sua escrita fala sobre totalitarismo no presente e no futuro que ele previa. “Lutando na Espanha”, livro que trás seu relato sobre sua experiência como combatente na guerra civil espanhola, deveria ser tão famoso quanto suas ficções.

São poucas pessoas no mundo que veem seu nome definir algo. Orwell é um dos poucos. Orwelliana tornou-se sinônimo de governo autoritário. O problema nos dias de hoje é que os cenários criados por ele parecem ser mais vislumbres de algo do que uma criação pura e simples.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo
%d blogueiros gostam disto: