Hábitos literários

Sou dessas que tem um mar de cadernos e cadernetas que foram sendo preenchidos com pensamentos, trechos de posts, listas, enfim, anotações de todas as ordens. Peguei, desavisadamente, o meu querido moleskine vermelho e resolvi folhear. No meio de muitos escritos tinha uma lista de hábitos de leitura que foi escrita em 2010 para um projeto de post que nunca saiu do papel, resolvi corrigir isso.

  • Tenho sempre um livro na bolsa
  • Duas pilhas de livros, uma para ler em casa e uma para ler na rua
  • Sempre vejo onde o capítulo termina e conto as páginas que ele tem
  • Leio tudo que está no livro
  • Gosto de ler no metrô
  • Nunca leio no ônibus
  • Arrumo meus livros em uma ordem que só tem lógica na minha cabeça
  • Qualquer fila, almoço, espera é uma oportunidade de ler algumas páginas
  • Tenho sempre, no mínimo, dez livros na fila para ler
  • Sempre cheiro os livros

Amei encontrar essa listinha e ver que meus hábitos continuam os mesmos firmes e fortes. Tenho que alertar que ir para o o final de todos os capítulos antes de começar a lê-los causa problemas. Já fui atingida por muito spoiler, afinal saber o nome do capítulo seguinte pode ser problemático dependendo do livro. Talvez esse seja um dos hábitos devesse tentar acabar.

Desses hábitos um que recomendo muito e que adoro ter é ler tudo que está no livro. Tudo é tudo mesmo, orelha, contra capa, classificação bibliográfica. Nos agradecimentos já descobri novos autores, na página com dados técnicos aprendi classificação, até já questionei algumas. É todo um outro universo ligado ao livro sem ser o livro.

A minha pilha de livros para ler evoluiu para uma estante inteira e tem até plaquinha (tsundoku) e os livros que leio na rua agora estão todos no kindle, minha coluna agradeceu bastante.

E você? Quais são seus dez hábitos relacionados aos livros e a leitura? Conta aí

2 comentários sobre “Hábitos literários

  1. Oi Carol!

    Que post mais fofura. É tão legal quando a gente tem a oportunidade de “viajar no tempo” dessa forma. Eu tentei ler mais de um livro de uma, por isso eu não tenho duas pilhas diferentes para ler em situações diferentes. Mas parece uma boa ideia. Porque as vezes atraso outras leituras, porque demora mais para ler um livro enorme que não é viável levar para qualquer lugar. Eu tenho mania de ver quantas páginas faltam para o próximo capítulo e quantos capítulos tem no total, se ele é dividido em partes. E, sim, as vezes rola um spoilers involuntários hahaha

    beijos

    1. Nina,
      Ler dois livros ao mesmo tempo é bom, mas tem seus problemas. Embaralhar as tramas é o principal. Tenta e vem contar se deu certo.
      beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *