Instituto Estação das Letras oferece cursos com Ruy Castro e Frei Betto

O escritor Ruy Castro conduz, pela primeira vez, curso sobre outros movimentos literários: 5x Ruy Castro: Jornalismo, biografia, reconstituição histórica, ficção histórica e crônica – Cinco encontros com quem praticou (e pratica) esses cinco gêneros acontecem em novembro, no Instituto Estação das Letras.

Também inédito é o workshop Ofício de escrever, ministrado por Frei Betto, outro ícone do cenário nacional, autor de mais de 60 livros publicados e obras traduzidas em 23 idiomas, vencedor por duas vezes do Prêmio Jabuti. A aula acontece dia 9 de novembro, das 16h às 19h, no IEL.

As aulas com Ruy serão nas segundas-feiras 05, 12, 19, 26 de novembro e dia 3 de dezembro, das 18h às 21h, tratando, respectivamente, de Jornalismo e as figuras de repórter, repórter especial, redator, chefe de redação, editor de cadernos, editor de revista, enviado especial, colunista, a partir da experiência do professor; Ciência e a arte da Biografia e a escolha do biografado – quem é e quem não é biografável. Por que Ruy Castro resolveu biografar Nelson Rodrigues, Garrincha e Carmen Miranda, e não outras pessoas? Todo mundo fala em “pesquisa” – mas o que importa mesmo é a “investigação”. A busca incansável das fontes de informação. Como se preparar para uma entrevista. Como organizar o material durante a longa fase da apuração. A técnica de escrever – macetes, truques e muitas dicas úteis.

E, por fim, como sobreviver aos herdeiros do biografado.

Na sequência, Ruy Castro trata da Reconstituição histórica e como remodelar um período em que todas as fontes possíveis já estão mortas. Até que ponto um escritor pode se permitir “imaginar” como foi que isto ou aquilo aconteceu?, pergunta. Além disso,  Ficção histórica, tomando como ponto de  partida dois romances que misturam história e ficção, dão corpo ao curso, que na última aula, dia 03/12, mostra de onde tirar assuntos para sustentar a coluna que Ruy assina desde 2007 no jornal Folha S. Paulo: que assuntos merecem entrar num texto? E como conseguir condensar o pensamento num texto de menos de dois mil caracteres?

Cada um dos módulos do curso custa R$ 250,00, sendo que quem fizer dois deles ganha 10% de desconto e três ou mais módulos, 20%.

Já em seu workshop, no dia 9 de novembro, Frei Betto tem como finalidade trabalhar textos produzidos pelos participantes através de leituras diversas e exercícios práticos. A análise de cada texto pretende desenvolver técnicas de aperfeiçoamento da expressão escrita sob vários pontos de vista, entre eles, a capacidade de comunicação, de fabulação, de operar com o vocabulário adequado, a imagem certa numa escrita mais elegante e densa.

O encontro custa R$ 200,00.

As aulas acontecem na sede do IEL, Rua Marquês de Abrantes, 177 – lojas 107 e 108, no Flamengo. As inscrições estão abertas pelo [email protected] e 21 3237-3947.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: