Isso Também Vai Passar

isso tambem vai passar

O livro de Milena Busquets é desses que comprovam como é bom ser amiga de livreiras que te conhecem. Não é um livro que me atrairia numa livraria, mas sendo recomendado pela Nélida na Blooks passa a ter outro peso e o livro veio para casa comigo. Uma ótima dica, como sempre.

“Isso Também Vai Passar”(tradução de Laura Barreto) é contado em primeira pessoa por Blanca, uma mulher que acabou de enterrar a mãe, a cena de abertura do livro é exatamente o enterro. As pouco mais de cem páginas mostram o luto, aquele momento péssimo em que se perde alguém, seu mundo está desmoronado, mas o universo todo continua existindo como se nada tivesse acontecido.

A narrativa se passa, basicamente, em um final de semana em uma cidade de praia no verão europeu. Blanca, os filhos, os ex-maridos e as amigas. Esse é todo o universo que Milena explora. Não é desses livros de grandes reviravoltas, discursos de autoajuda, nada disso, é uma narrativa bem real do luto. Blanca guarda um blazer da mãe, lembra dela em todos os momentos, compara situações, pensa no que a mãe faria ou diria, todos mecanismos comuns de quem perde alguém próximo.

Foi impossível não lembrar de “Morreste-me” de José Luis Peixoto. Não que a narrativa se assemelhe ou a forma de tratar a morte, mas um trata da morte do pai (Morreste-me) e outro da mãe. Peixoto parte de uma situação real, o tratamento de saúde e a morte de seu pai, Milena está escrevendo ficção e em ambos os casos o luto descrito nas páginas é real, acho até que o criado por Milena tem mais amparo na realidade que o de Peixoto, pelo menos na minha realidade.

Não pense que é um livro pra baixo, deprê, não é isso. “Isso Também Vai Passar” é um retrato de como sobreviver ao luto, algo mais luminar, que envolve passeios de barco, encontro com amantes e flertar com estranhos. Uma ótima leitura.

Compre aqui:

Submarino01 Saraiva Travessa Americanas Livraria Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *