Jack & Alice

Photo on 9-12-14 at 12.38 PMEntrei na livraria e vi esse pequeno livro da Martins Fontes. Menos de 80 páginas, ilustrações lindas e um nome na capa que me fez ir ao caixa automaticamente: Jane Austen.

Antes de Austen conquistar a todos com sua pena crítica, romântica e bem-humorada em livros como “Orgulho e Preconceito” e “Persuasão”, Jane escreveu “Jack & Alice” quando ainda era adolescente. A grande criadora de Mr. Darcy tinha que começar de algum lugar, certo?

Li o livro em alguns minutos e me choquei ao ver como ele é um tanto sem pé nem cabeça, com narrativa truncada, diálogos que não fluem bem e uma história pra lá de rasa. Aí voltei e reli a introdução do livro. E tudo fez sentido.

Antes de encontrar seu tom – tão característico – e de criar seus imortais personagens, Jane Austen também teve que experimentar estilos, combinações, elementos para entender como essa tal de escrita funcionava. E é isso que é “Jack & Alice”, um estudo.

A história é simples e o que menos importa. A razão do livro, na minha opinião, está em conhecer um pouco mais da autora. Mesmo em seus 15 anos de idade, Jane Austen já se mostrava crítica. Em “Jack & Alice”, seu tom é muito escrachado, diferente da sutileza que escolheu utilizar em seus romances. Mas para chegar a essa conclusão, ao ler “Jack & Alice”, entendi que foi necessário muitos testes para Austen encontrar o caminho que tornaria sua escrita tão única e famosa. A experiência e o talento viriam mais tarde, depois de muitos estudos e experimentação.

“Jack & Alice” é um exemplar necessário na coleção de todos os fãs da autora justamente por ser o início de tudo e o lembrete de que até autoras incríveis como Jane Austen começaram de algum lugar.

Compre aqui:

Submarino01SaraivaTravessa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *