The Kingmaker – O Abandono da Fé

No segundo volume da trilogia de Toby Clements sobre a Guerra das Flores é a hora de conhecermos a situação do outro lado do conflito, ou seja, o exercito do Rei Henrique VI.

O primeiro livro termina em um gancho feito para enganar o leitor, Katherine e Thomaz, na verdade, não se reencontraram ao final da batalha de Towton. Katherine assumiu a identidade de Margaret e está casada com Richard, já Thomaz está desmemoriado e mudo vivendo com o irmão. É nessa situação que a ação se inicia e, como no primeiro volume, a história dos dois é apenas desculpa para mostrar a guerra e seus efeitos para os cidadãos comuns.

A primeira parte serve para vermos a devastação que acompanha a batalha. Castelo e cidades devastadas, pessoas tentando retomar suas vidas e soldados circulando. É aqui que duas linhas narrativas do primeiro livro são retomadas: quem é Katherine e o livro de registros. O primeiro é logo abandonado, como se, na verdade, não importasse muito, já o segundo é o motor que reunirá nossos protagonistas para mais uma aventura em meio a guerra das rosas.

Os dois terços seguintes são feitos para nos mostrar o outro lado da disputa. O Castelo de Bamburgh é o cenário mais recorrente e nos apresenta a penúria que os soldados leais ao rei Henrique viviam. O antagonista principal também retorna com toda a sua maldade, Raven está aqui em uma situação que rendem a melhor parte do livro.

Vivendo nas linhas que eram inimigas no primeiro volume vemos descrições de derrotas e traições, de tramas políticas. É nos mostrado, literalmente, o outro lado da guerra. Clements tem os mesmos erros e acertos aqui. A história dos protagonistas anda pouco e a passos lentos, já a reconstituição de época e de batalhas é impecável. O confronto final é um pouco decepcionante para um livro que tem tantas boas cenas de batalha, só é constante, igual ao do primeiro volume, tem um quê de anticlimax.

Compre aqui:

Submarino01 Saraiva Travessa Americanas Livraria Cultura

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *