Livros de Star Wars – Episódio 2

Nesta segunda parte da série sobre livros de Star Wars, vamos falar de alguns livros e quadrinhos ligados diretamente ao próximo filme, A Ascensão Skywalker

O mais badalado é com certeza A Resistência Renasce, de Rebecca Roanhorse (Universo dos Livros, trad. Guilherme Summa, já na nova editora dos livros de Star Wars no Brasil). A autora, de quem já falei aqui e aqui, é uma das grandes revelações dos últimos anos, e não decepciona. O livro é uma ponte direta entre Os Últimos Jedi e Ascensão. Mostra como Poe Dameron, Rey, Finn e a Princesa Leia buscam reconstruir a resistência depois dos eventos arrasadores do último filme. Tem a volta de Wedge Antilles, piloto que participou das batalhas nas duas Estrelas da Morte.

Eu sempre tive implicância com livros de franquia como esses. Eu pensava, pra que perder meu tempo com esses caça-níqueis quando tem tantos outros bons livros esperando por mim? Pois aqui está a prova de que é possível escrever boas histórias numa linha comercial. 

Rebecca Roanhorse captura com perfeição as personagens. Leia parece saída diretamente dos filmes. Rey tem uma participação discreta: essa é essencialmente a história de Poe Dameron, atormentado pelas perdas e pelas consequências das escolhas que ele fez em Os Últimos Jedi, buscando uma redenção, e tentando mostrar que é capaz de liderar. 

Talvez o mais interessante esteja na maneira como Roanhorse retrata os integrantes da Primeira Ordem: não os comandantes, os oficiais, mas os pequenos burocratas que colaboram com um regime autoritário. Ela mostra como eles agem, não movidos por grandes ideais ou ambições, mas pela mesquinhez, pela vontade de se sentirem importantes mesmo que pra isso precisem pisar em quem está embaixo. Se só tiver tempo pra ler um, que seja esse.

Outro título lançado recentemente com o rótulo de “A Jornada para A Ascensão Skywalker” é mais voltado para leitores entre 8 e 12 anos. Spark of the Resistance, de Justina Ireland, conta uma aventura de Rey, Rose, Poe e BB-8. Nossos heróis ajudam uma espécie de roedores a enfrentar a Primeira Ordem, que busca uma terrível arma de um laboratório abandonado do Império.

Nos quadrinhos, destaco Allegiance, de Ethan Sacks e Luke Ross. Leia, Rey e Rose vão a Mon Cala, onde encontram o filho do Almirante Ackbar, morto em Os Últimos Jedi. A história examina as consequências graves que uma tomada de posição pode ter, e como a neutralidade não garante segurança. Termina com a frase, “Continua em A Ascensão Skywalker”, dando a entender que tem ligação direta com o filme… Será que no filme veremos o filho de Ackbar no comando de uma nave? É uma armadilha!

Star Wars: Age of Resistance – Villains / Heroes são duas séries com histórias curtas centradas nos vilões e heróis da última trilogia. Não acrescentam muita coisa, mas mostram aspectos da personalidade de cada um: a crueldade de Phasma, as manipulações de Snoke. Uma das mais interessantes é a de Poe Dameron, ainda piloto da Nova República, que começa a descobrir o surgimento da Primeira Ordem. O General Hux também ganha uma história interessante, mostrando ser mais maquiavélico do que o personagem chiliquento dos filmes. 

Compre aqui:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo
%d blogueiros gostam disto: