Livros de Star Wars – Episódio I

Está chegando a hora de botar aquela pilha nova no sabre de luz pra ir na estreia de mais um filme de Star Wars. E não é qualquer filme: A Ascensão Skywalker é anunciado como o fim da saga principal. Claro que novos filmes e séries virão, porque a Disney não vai parar. Enquanto isso, que tal conferir os livros que de alguma forma complementam a narrativa? Nenhum deles é estritamente necessário, mas alguns ajudam a arredondar e explicar detalhes deixados de fora nos filmes.

Primeiro, uma breve explicação pra quem não está familiarizado com os bastidores. Depois do lançamento de O Retorno de Jedi em 1983, George Lucas disse que a história estava encerrada e que não faria mais filmes. Ficou um vazio, até que Lucas foi convencido de que havia um potencial a explorar em livros. O sucesso dos primeiros (Herdeiro do Império / Ascensão da Força Sombria / O Último Comando) foi um Big Bang. Os livros do chamado Universo Expandido eram encomendados a escritores de algum talento, rápidos e eficientes, com resultados de qualidade variável. Mas o próprio Lucas nunca considerou aquelas histórias canônicas, era como se fossem uma história “paralela”. Quando resolveu fazer a segunda trilogia de filmes, Lucas até aproveitou o nome dado por Timothy Zahn para a capital do Império, Coruscant (que tinha o nome de Had Abbadon nos primeiros esboços escritos por Lucas). Outras coisas, como a origem de C-3P0, ele simplesmente ignorou e reescreveu.

Eis que a Disney compra a Lucasfilm em 2012. Em vez de simplessssmente jogar fora livros que continuavam a vender bem, a Disney decidiu rotular tudo publicado até então como “Lendas”, histórias que podiam ou não ter acontecido, independentes da nova série que pretendia começar. Muitos fãs não aceitaram bem a mudança e até hoje são leais ao Universo Expandido.

A Disney planejou a nova linha de livros cuidadosamente para casar com os novos filmes. Não vou aqui listar cada um deles. Vou me concentrar nos que considero mais relevantes como complementos da atual trilogia cinematográfica. 

Começamos então com a Trilogia Aftermath, de Chuck Wendig: Marcas da Guerra (2015), Dívida de Honra (2016), e Fim do Império (2017), publicados aqui pela Aleph, com traduções de André Gordirro, Guilherme Kroll e Isadora Prospero.* A história se passa 4 anos depois de Episódio VI – O Retorno de Jedi, e mostra o enfrentamento entre a Nova República e os remanescentes do Império. Leia está grávida de Ben/Kylo Ren; Han Solo está ajudando Chewbacca a libertar seu planeta escravizado pelos imperiais. Marcas da Guerra causou polêmica ao apresentar o primeiro protagonista abertamente gay da série: Sinjir Rath Velus, um ex-oficial imperial arrependido que passa a ajudar os heróis. Outra protagonista, a piloto Norra Wexley, tem uma irmã casada com outra mulher. Wendig reagiu às críticas homofóbicas de uma pequena facção de supostos fãs: “Se vocês acham que Luke Skywalker se incomodaria com gays em volta dele, vocês não entenderam nada.” E completou: “Larguem o Império. Venham pra Aliança Rebelde. Nós temos amor, inclusão, boa música e dróides fofos.” 

O mais importante nesta trilogia é como ela mostra uma galáxia rachada nos primeiros anos após a queda do Imperador Palpatine, com as forças leais ao Império se reorganizando para formar a Primeira Ordem. No último volume, Fim do Império, Wendig descreve a Batalha de Jakku e revela a importância do planeta deserto onde encontramos Rey em O Despertar da Força. Sem dar muito spoiler, ele também revela a existência de um “Plano B” do imperador, que pode encaixar diretamente com algumas coisas vistas rapidamente no trailer de A Ascensão Skywalker. Ainda apresenta “Snap” Wexley, um dos pilotos comandados por Poe Dameron em O Despertar da Força. Os três livros têm muita ação, e são escritos quase como um roteiro de filme.

Continua no próximo episódio.

*Recentemente, a editora Aleph anunciou o fim do contrato para publicar os livros de Star Wars no Brasil. Aguardamos notícias da Disney…

Compre Aqui:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo
%d blogueiros gostam disto: