Livros sobre o Carnaval

Header Listas

O Carnaval está chegando e com ele a nossa lista de boa leituras sobre o tema. O carnaval é a principal festa popular do país e com isso temos muitos títulos que pensam esse espetáculo, seus personagens e até mesmo histórias passadas durante a folia de Momo. Buscamos títulos que misturam isso tudo. Você pode até querer matar as pessoas naquele bloco que está passando na sua porta e não te deixa ler, achar um absurdo o dinheiro gasto em Escolas de Samba ou mesmo que é uma festa insuportável, mas não se pode negar que é parte da nossa identidade cultural e deveríamos entender e conhecer melhor.

Escolas de Samba do Rio de Janeiro

escolas de samba

Um livro clássico de Sérgio Cabral, o jornalista não o ex-governador do Rio de Janeiro, conta a formação das Escolas de Samba e seus principais personagens. É um grande livro, infelizmente bem difícil de encontra, mas se você quer conehcer um pouco da história do Carnaval é o principal livro a se buscar.

O País do Carnaval

País do Carnaval

O primeiro romance de Jorge Amado abre e fecha com o Carnaval e mostra todo o desprezo do protagonista pela festa, um desprezo que vive até hoje em muitos brasileiros. Paulo, o protagonista, sucumbe a toda a algazarra carnavalesca, não consegue ficar indiferente a ela.

Nasci para Sonhar e Cantar

nasci para sonhar

Mila Burns faz um estudo sobre a trajetória de Dona Ivone Lara, primeira mulher a fazer parte da ala dos compositores de uma Escola de Samba. Dona Ivone é um ícone do samba nacional, suas letras como “Sonho Meu” são clássicos e é uma daquelas histórias que merecem ser conhecidas, é um desses talentos nacionais que não recebe o reconhecimento necessário.

Tantas Páginas Belas

portelaPortela é uma das grandes Escolas de Samba do Rio de Janeiro, uma das mais tradicionais. Esse livro dos Cadernos do Samba conta a sua história, fala de seus personagens como Paulo da Portela, o responsável pela organização das Escolas de Samba e do campeonato que existe até hoje. É uma aula de história do Carnaval carioca e faz o leitor ter todo um respeito pelos desfiles e sua importância para as comunidades que representam.

Onze Mulheres Incríveis do Carnaval Carioca

onze

Aydano André Motta escreve sobre um dos personagens mais emblemáticos do carnaval: as porta-bandeiras. São mulheres no samba, mulheres importantes. Carregam o pavilhão das Escolas, são quesito em desfiles e, normalmente, são personalidades nas Escolas que representam. Vale a leitura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: