Lucíola

Sigo dedicada a ler toda a obra urbana de José de Alencar e a cada livro me encanto mais um pouquinho com os enredos inocentes e envolventes. O livro da vez é “Lucíola” e relata o romance entre Paulo e Lucia, é um dos livros que lembrava de todo o enredo e que li no colégio para ter pontos extras e que mais curti.

Como nos livros anteriores (Cinco Minutos e A Viuvinha) o narrador está escrevendo para uma parente relatando algo que já ocorrera em sua vida. Paulo chega ao Rio de Janeiro para se estabelecer e logo no primeiro dia cruza com Lucia e se encanta, dias depois a reencontra na festa da Igreja da Glória e descobre que ela é uma cortesã. Como nos escritos anteriores a honra e a posição social são elementos essenciais.

Aqui Alencar passa mais tempo desenvolvendo os personagens e faz com que o leitor se afeiçoe a Lucia, sua protagonista, e ao mesmo tempo simpatize com os dramas de Paulo, lembrando que o livro foi escrito em outro século. Tudo acontece dentro das características do romantismo, é claro, e com isso algumas situações são esperadas e se o leitor não souber disso Alencar ainda coloca “A Dama das Camélias” nas mãos de Lucia mostrando não apenas a inspiração para esse livro como também apontando em que direção toda a história caminha.

As situações em que Paulo e Lucia são colocados parecem saídas de qualquer novelas que nos acostumamos a assistir na TV, na verdade as novelas é que se parecem com o livro. Aqui há um pouco menos de inocência, o que a sociedade fala importa, os comportamentos são cruciais para o desenvolvimento da história e, principalmente, as aparências criam conflitos em Paulo que fazem com que seu relacionamento com Lucia tenha altos e baixos.

Os dois últimos capítulos são bem confusos e tudo que foi construido com uma certa lentidão começa a correr e mesmo assim dos livros que li nessa minha maratona José de Alencar esse é o preferido.

 

Compre Aqui:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: