Malas, Memórias e Marshmallows

IMG-20141209-WA0002“Bolsas, Beijos e Brigadeiros” é o tipo de título que não deixa dúvida sobre o conteúdo do livro: coisas fofinhas e bonitinhas. Só que quem acha que é só isso, está comprando o livro apenas pela capa (que é, sim, lindinha!). Ele é muito mais do que isso.

A sequência de outro título fofo – “Malas, Memórias e Marshmallows” – o novo livro da brasileira Fernanda França traz de volta a protagonista desastrada e simpática Melissa Moya, uma jornalista que perdeu o emprego no dia de seu aniversário, mas conheceu o atual namorado e, por seu intermédio, ganhou a possibilidade de viajar o mundo. Mel é prova de que há males que são para o bem.

No primeiro livro, Mel conhece as Américas de carro e no segundo, a moça viaja a Europa de trem. A cada cidade, a personagem e a autora apresentam aos seus leitores um pouco da cultura local, locais incríveis e idiomas. É – literalmente – uma viagem sem sair do lugar! E foi uma maneira muito inteligente e eficaz de Fernanda França contar sua história sem deixar as inserções turísticas ficarem chatas.

Tudo isso é muito lindo e fofo e tal, mas o que realmente me ganhou nesse livro foi o equilíbrio entre as partes leves e os temas delicados. O namorado de Mel – Théo – é um amor, mas tem a tendência de sumir quando tem medo de algum grande passo. É aquele cara típico que, quando as coisas ficam sérias, desaparece para não ter que lidar. E Melissa – embora seja completamente apaixonada por ele – não tem mais paciência para isso.

Em “Bolsas, Beijos e Brigadeiros”, Melissa lida com rejeição, com insegurança, com responsabilidades que são parte do dia a dia de vários leitores e que não são mostradas de maneira inverossímil pela autora. E nada de mocinha fraquinha! Melissa dá umas broncas em Théo dignas de aplausos (mesmo querendo, no fundo, correr para os seus braços)! Fernanda França conseguiu criar um verdadeiro conto de fadas real que é envolvente do início ao fim.

Não é preciso ter lido “Malas, Memórias e Marshmallows” antes de ler “Bolsas, Beijos e Brigadeiros”, pois tudo que aconteceu no primeiro, de uma forma ou de outra, é explicado aqui para não deixar o leitor perdido. Mas sempre ajuda ler o primeiro antes para conhecermos melhor os personagens.

Mini spoiler (ou não) – Para quem acompanha o trabalho de Fernanda França, a Blanda, de “9 Minutos com Blanda”, faz uma pequena aparição nesse livro!

Fernanda França no Rio de Janeiro

Quer conhecer um pouco mais sobre o trabalho de Fernanda França e outros livros da Editora Planeta? Então participe do evento de lançamento da autora a ser realizado na Livraria Cultura Cine Vitória, no Centro do Rio, no próximo sábado, 13 de dezembro, às 15h. Fernanda França vem de São Paulo só para o evento e é a sua chance de garantir um exemplar autografado! Espero por todos lá!

Lançamento “Bolsas, Beijos e Brigadeiros”
Livraria Cultura Cine Vitória
Senador Dantas – Centro
Rio de Janeiro
Sábado, 13 de dezembro
15h

Compre aqui:

Submarino01 Saraiva Travessa Americanas Livraria Cultura

Um pensamento em “Malas, Memórias e Marshmallows”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: