Masters of Sex: The Life and Times of William Masters and Virginia Johnson, the Couple Who Taught America How to Love

Quando bons seriados te levam a bons livros.

Adoro historias de como os livros cruzam o nosso caminho. Essa é uma daquelas improváveis. Sou uma viciada em séries e toda a nova temporada eu assisto todas as novas series, pelo menos uns dois capítulos, e só depois garimpo o que vou continuar a acompanhar ou não. Esse ano uma que entrou na minha lista de séries foi “Masters os Sex” (no Brasil a série é exibida pela HBO) que conta a história verídica de William Masters e Virginia Johnson e a pesquisa sobre sexo que ambos conduziram por décadas. O trabalho deles começou em meados da década de 1950 e isso influenciou a minha escolha, sou fã de “Mad Men” e ela está para acabar.

Comecei a me interessar pela historia desses dois pioneiros que embarcaram em uma pesquisa sobre sexo em uma época repleta de preconceitos e tabus. Fiz uma pesquisa sobre o casal e descobri que a série é baseada em um livro muito elogiado. Lá fui eu para a Amazon buscar o livro e me aproveitar do buy with a click e baixar no meu kindle.

Diferente da maioria das biografias que li o livro de Thomas Maier é estruturado como uma grande reportagem. Com falas dos personagens (Masters e Johnson) e de pessoas próximas, além de textos de matérias de época e trechos dos livros escritos pela dupla. O que fez com que eu não conseguisse parar de ler é a historia em si. É fascinante o pioneirismo e como eles enfrentaram toda a resistência da época ao assunto.

Desconhecia completamente a historia e a importância dos dois, sabia alguma coisa sobre a pesquisa de Kinsey, muito por causa do filme, mas nada sobre o trabalho de Masters e Johnson. O foco principal da pesquisa deles era a fisiologia do sexo, o que acontece como corpo durante o sexo. Era uma área completamente negligenciada pela medicina. Para melhorar o enredo Masters sempre teve esse estudo em mente, desde os tempos de estudante, e montou sua vida em função de construir uma reputação como médico para só aí iniciar seu estudo. Virginia Johnson era uma secretaria, divorciada duas vezes e com dois filhos, que foi recrutada por Masters para auxilia-lo na pesquisa.

Os dois lançaram uma série de livros que os catapultou para a fama e alimentou a revolução sexual dos anos 1960 e 1970. Eles são realmente personagens que merecem uma série. Não só a vida pessoal deles tem algumas reviravoltas, o casamento dos pesquisadores é o mais conhecido deles, como a pesquisa que eles realizavam no instituto antes controversa por falar de sexo passa ser controversa por falta de dados.

O livro é uma grande reportagem sobre a pesquisa que levou os dois a fama internacional e o declínio dos dois personagens e de suas pesquisas. É uma grande leitura para quem gosta de biografias e não interfere com acompanhar a série.

Um comentário sobre “Masters of Sex: The Life and Times of William Masters and Virginia Johnson, the Couple Who Taught America How to Love

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *