Parceria Resenhas

No limite da loucura

Ultimamente, ler tem sido estressante. Eu sei, bizarro, né? Mas é que a pressão de ler alguns livros correndo para não ganhar spoiler de espíritos sem luz é demais! Essa e outras situações de trabalho, Clube do Livro e muito mais. Então foi uma delícia voltar à escrita de Maureen Johnson e ler “No limite da loucura” (selo Fantasy da Editora Rocco). Eu adoro a trilogia Sombras de Londres (o primeiro livro é “O nome da estrela” e eu falei dele no blog da editora) não somente porque reúne literatura YA e fantasmas, mas também porque é quase desconhecida! Então dá para ler de boas, sem desespero que alguém vai pular na sua frente e contar o que acontece no fim do livro.

“No limite da loucura” continua a história de Rory, uma adolescente americana que está morando/estudando em um internato britânico. Ela passou por situações complexas no primeiro livro e agora tem que lidar com traumas que ficaram. Isso e mais alguns fantasmas mucho lokos que estão aparecendo por aí e matando pessoas.

Nesse livro, Maureen relembra alguns fatos do primeiro, mas não todos, então recomendo MUITO ler o primeiro. Ele é um pouco mais sombrio do que o primeiro e sua história não fecha. É tipo assim:

– O nome da estrela = personagens excelentes+ narrativa que prende + gótico suave + final tenso, mas ok. Posso ou não ler o próximo.

– No limite da loucura = desenvolvimento dos tais personagens excelentes + narrativa que prende + ANGST! + dois gatinhos + final WHAAAAAAT? COMO ASSIM!? CADÊ O PRÓXIMO!?

É tipo isso, saca?

É difícil fazer resenha do segundo livro sem estragar o primeiro e, como disse no início, pela trilogia ser quase desconhecida, não quero estragar o primeiro! Então LEIAM e ajudem a minha vida ser mais fácil na hora de resenhar!

Um dos pontos altos de “No limite da loucura” não somente é o MEGA gancho que Maureen deixou no final, mas sim a temática de culpa de sobrevivente. Nossa protagonista sobreviveu a algo terrível e precisa aprender a lidar com isso. Por fora, quer que tudo esteja bem, quer fazer a diferença na vida alheia porque ela precisa de controle. Ela não pode controlar o que aconteceu com ela, então ter controle sobre algo em sua vida é necessário agora. E eu acho incrível como é importante ter temas assim sendo debatidos em literatura jovem adulta. Mesmo quando o livro é algo macabrinho e feito somente para divertir, ele pode ser muito mais do que isso. Cabe a nós, leitores, buscar os temas mergulhados nas entrelinhas e no propósito da história.

A trilogia Sombras de Londres não é somente composta por livros que assustam e divertem, mas sim habitada por personagens que tiveram traumas em suas vidas e que precisam continuar vivendo. E como o poder da amizade e da empatia ajuda muito em uma hora dessas.

Compre aqui:

Submarino01 Saraiva Travessa Americanas Livraria Cultura

selo_2016

Similar Posts

2 thoughts on “No limite da loucura
  1. Oi Frini!

    Tá aí, eu não conhecia essa série. Quando a série não é muito conhecida, de fato, é muito bom para não receber spoiler. O lado ruim é que nem sempre tem com quem comentar, né?

    Gostei muito de saber que a história vai além do paranormal. É muito importante para um história que os personagens tenham um background, uma história que os tornem mais “humanos”.

    P.s.: Acho que você já comentou sobre essa série no Clube do Livro *pensando*

    beijos

  2. Olá Frini!
    Como é bom e gostoso ler qualquer coisa que você escreve! Sério, é muito divertido, instigador e empolgante! Não conheço essa trilogia, mas vou add na minha lista de desejados da Amazon agora mesmo!!! O lado bom de não ser conhecida, é que posso indicar pra muitos leitores nos grupos de leitores que faço parte! Obrigado 🙂 beijos…

    http://www.blogleituravirtual.com/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *