O Livro das Virtudes

Recebi um box maravilhoso da Editora Nova Fronteira para abordar no Clube do Livro Saraiva. Fiz um vídeo sobre ele no meu canal nos recebidos de maio, mas queria falar sobre ele aqui.

O box é lindo, contém dois volumes com capa dura de “O Livro das Virtudes”, organizado por William J. Bennett, e já sei que a editora vai publicar mais volumes. O primeiro traz o título “O Livro das Virtudes” e o segundo acrescenta “Compasso Moral”. Ambos são um compilado de textos de todo o mundo que se encaixam nas virtudes – amizade, responsabilidade, etc. – ou em momentos que guiam a nossa vida desde a infância.

As versões da Nova Fronteira ganharam toques brasileiros com a edição de Luiz Raul Machado para o primeiro volume e de Ana Maria Machado para o segundo. Foram incorporados textos de língua portuguesa que revelassem as virtudes e que se adequassem ao espírito da obra. Isso traz ainda maior diversidade a leitura, porque podemos reconhecer e passar a conhecer escritos de vários lugares, culturas e épocas, mas o nosso “quintal” também está representado.

Acho importante termos antologias assim em casa porque são a solução para quando estamos em dúvida sobre material para ler. Não no sentido do que ler agora, mas sim quando queremos começar a ler clássicos ou entender melhor uma cultura diferente da nossa, mas não sabemos por onde começar. Com antologias assim, temos mergulhos em um vasto oceano de conhecimento e podemos aproveitar tudo sem medo de nos afogar.

E obras assim também são essenciais para nos fazer questionar. Por exemplo, alguns escritos no tema “casamento” do segundo volume mostram como evoluímos nesse sentido e como ter material escrito de qualidade e representatividade importa para marcar esse momento.

Também notei que um provérbio antigo cuja “lição de moral” era “Quem tudo quer, tudo perde” se aplica até hoje! E poderia ficar aqui divagando sobre cada escrito e nunca teria fim porque, assim como a literatura e textos em geral, o ser humano é um trabalho eternamente em aberto. Nunca paramos de nos aprimorar, de mudar e por isso que conhecimento e contexto são essenciais.

Recomendo muito o box “O Livro das Virtudes” como um caminho para conhecer e questionar mais. Sem contar que o box é LINDO!

Compre aqui:

extra_lomadee Saraiva Travessa Livraria Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: