O Morcego

O primeiro caso do detetive Harry Hole

morcego

Jo Nesbo é desse autores que vários amigos vêm me indicando há anos e eu ficava embromando para ler. Agora que “O Morcego”, primeiro caso do policial Harry Hole, chegou as minhas mãos resolvi mergulhar na leitura. Sou uma viciada em livros policiais e “O Morcego” é um bom início de série.

Tinha um amigo, o grande Fred Leal, que dizia “os nórdicos são estranhos” e isso acabou se tornando um mantra sempre que assisti um filme Dogma ou leio algo escrito pelos nórdicos. Há estranheza em vários momentos da leitura, não que a trama não faça sentido é apenas uma forma de ver o mundo a que não estou acostumada, é uma boa estranheza. Estamos sempre lendo literatura dos mesmo países e acabamos achando que o mundo todo é assim, é sempre bom sair um pouco das páginas do óbvio e vislumbrar outras visões.

O livro se passa na Austrália antes das olimpíadas de Sydney em 2000 onde Harry Hole é enviado para acompanhar a investigação do assassinato de uma jovem norueguesa. A investigação acaba apontando para a possibilidade de um serial killer e Hole é sugado pela investigação. O livro monta bem a trama policial e tem algo que adoro em livros que é o salpicar a história com lendas ou aspectos de uma outra cultura, aqui a cultura aborígene. Aprendi, entre outras coisas, que o morcego do título é o simbolo da morte na cultura aborígene da Austrália.

O caminhar do caso é um pouco lento para o meu gosto, tem alguns desvios que acho desnecessários e que deveriam servir para despistar o leitor do assassino e que não funcionaram comigo. Não vou contar spoiler, pode deixar, vou apenas dizer que há algumas reviravoltas um tanto exageradas e dramáticas demais para o meu gosto, sendo o final do assassino o maior exemplo disso. O livro com menos exagero nas soluções e umas 50 páginas a menos seria redondinho para mim. Hole é um bom personagem, complexo, cheio de defeitos e, como todos os protagonistas de livros policiais, um ótimo detetive.

Agora que comecei a ler a Jo Nesbo colocarei Hole junto com o pessoal de Culver Valley criados por Sophie Hannah e Rizolli e Isle de Tess Garritssen para acompanhar cada um de seus casos. Já tenho vários no kindle.

 

Compre aqui:

Submarino01 Saraiva Travessa Americanas Livraria Cultura

GER_SELO_PARCEIROS_2016_CATALOGO-kz0m6

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: