O Ódio Que Você Semeia – Angie Thomas

sexta-literaria-header-2-1

 

 

 

THUG LIFE é um acrônimo que se tornou famoso com o rapper americano Tupac Shakur e significa “The hate u give little infants fucks everyone” (“o ódio com que você trata as criancinhas ferra todo mundo”, em tradução livre). Inspirada pela música de Tupac e pelo movimento norte-americano Black Lives Matter, que busca denunciar a violência e o racismo estrutural contra a população negra, Angie Thomas escreveu seu primeiro romance, o YA The Hate U Give, que no Brasil ganhou o título O Ódio Que Você Semeia (tradução: Regiane Winarski).

thug

Starr é uma jovem negra de 16 anos que se divide entre dois universos: a comunidade humilde onde vive com sua família e a escola particular de classe média em que estuda. Quando Starr se torna a única testemunha no assassinato de Khalil, seu melhor amigo de infância, nas mãos de um policial, o delicado equilíbrio entre esses dois mundos é destruído. O acontecimento torna-se notícia em rede nacional: de um lado a mídia retrata Khalil como um bandido, do outro protestos eclodem em comunidades negras demandando justiça. Policiais e traficantes locais tentam intimidar Starr e sua família e ela vê sua própria vida colocada em risco.

O livro inteiro é um grande tapa na cara da sociedade branca/classe média. Ele denuncia o racismo sistêmico nos Estados Unidos, mas todas as críticas se aplicam perfeitamente à realidade brasileira. Mais do que explicar, Thomas mostra claramente em sua narrativa todos os modos pelos quais o sistema oprime a população negra e pobre: como a falta de oportunidades e o preconceito são as engrenagens do tráfico de drogas e da violência que atormentam as comunidades periféricas e geram lucro para os mais ricos.

Thomas poderia facilmente cair no erro de fazer de seu romance um grande TED Talk ou um “textão lacrador”, mas ela consegue inserir com maestria a crítica social numa narrativa envolvente com personagens extremamente carismáticos.

O sucesso de O Ódio Que Você Semeia já garantiu sua adaptação cinematográfica, que tem previsão de estreia nos EUA em outubro, estrelada por Amandla Stenberg. O trailer já está disponível:

Compre Aqui:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Um pensamento em “O Ódio Que Você Semeia – Angie Thomas”

%d blogueiros gostam disto: