Pequeno Clube de Leitura

Nos últimos tempos temos recebido vários livros infantis aqui na Redação, um deles, “A Cor de Coraline” me remeteu a uma conversa no corredor do trabalho e assim, como em um passe de mágica que os pequenos gestos do dia-a-dia possuem, acabei criando o pequeno clube do livro para os filhos dos meus colegas.

Levei “A Cor de Coraline” para emprestar para Nina, 6 anos, e ela adorou, se identificou com a protagonista e o livro acabou sendo ainda mais importante para uma prima dela. O sucesso desse primeiro empréstimo me fez oferecer o livro aos demais pais de pequenos leitores. Clara, Maria Clara e agora o Dudu, todos com menos de 10 anos, apreciaram a leitura cheia de significado do livro de Alexandre Rampazo.

Depois veio “A Mulher que Matou os Peixes“, esse ainda está rodando entre os integrantes do clube. Apresentar Clarice Lispector, autora que amo, para quem acabou de começar a ler me da um certo orgulho. Se Nina concordava com Coraline que não existe lápis cor da pele, Clara pediu um peixe e ficou revoltada com Clarice por causa do desfecho do livro. Nada mais divertido do que ouvir as histórias sobre as reações das crianças ao que as páginas apresentam.

Adoro compartilhar livros, indica-los para amigos, mas nada se compara a essa experiência. Ver os relatos dos pais sobre a reação dos filhos é o que há de melhor. Nina mudou seus hábitos por causa dos livros, se antes ia para a cama acompanhada com eletrônicos, agora são as paginas que a acompanham. Ela já devorou os clássicos “Uma História dos Rabos Presos” (meu livro preferido da infância) e “Bisa Bia Bisa Bel”.

O entusiasmo da minha parceira Nina me fez buscar mais livros para os meus associados. Mais que isso me fez lembrar da minha alegria infantil sempre que um novo livro da Ruth Rocha ou da Ana Maria Machado caia nas minhas mãos na infância. Junto com as crianças estou relendo histórias que me fizeram ser a leitora que sou hoje, estou descobrindo novos autores e vendo cada vez mais a importância da literatura infantil. Ao apresentar para eles livros, autores e histórias estou revisitando todo um universo que me fez ser alguém que tem um blog sobre literatura.

Tenho um misto de orgulho e alegria de fornecer essas leituras para essa turma que vi nascer, espero estar contribuindo para a formação de leitores.

Um comentário sobre “Pequeno Clube de Leitura

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *