Profissão: Escritor

O site Cheiro de Livro é parceiro do curso “Profissão: Escritor”, idealizado por Michelle Strzoda e a ser realizado na Estação das Letras, no Rio de Janeiro.

Confira abaixo um pouco sobre o curso:

O ciclo “Profissão: Escritor” propõe um panorama do trabalho do escritor profissional do início ao fim do processo. Vamos interagir com profissionais do mercado do livro, conversar sob o ponto de vista de autores, agentes literários, editores e jornalistas, e conhecer prós e contras, erros e acertos sobre a dinâmica de empreender na escrita.

Os workshops, debates e conversas de “Profissão: Escritor” refletem e estimulam ações ligadas à formação e profissionalização de escritores, destrincha as etapas da cadeia editorial – da concepção do projeto ao livro nas mãos do leitor, passando pela gestão, produção e empreendedorismo – do início ao fim do processo.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

• Formação, leituras e autores de cabeceira
• Diversificação (ou não) de gêneros
• Criação e mercado em ficção e não ficção
• O livro de estreia
• Engrenagem editorial: A relação com outros a(u)tores da cadeia do livro
• Cada livro tem seu público-alvo. Cada escritor tem seu público leitor. Mas que público é esse?
• Contratos. Valores de mercado
• Publicar: As várias formas de se inserir no mercado de livros
• Selfpublishing
• Experiências sobre o escrever
• A escrita como matéria-prima primordial
• “Sobre viver” como escritor: Caminhos
• O agenciamento literário no Brasil. Preciso de um agente?
• O futuro é agora: a internet, as redes sociais, os e-books, os livros interativos

WORKSHOPS
>>Gestão de carreira para escritores e profissionais do livro :: Inputs em cultura editorial
Com Michelle Strzoda + Ana Cláudia Maia

>> Frisson Teen :: Quem escreve, quem lê, quem é fã, quem faz acontecer no segmento Young Adult
Com Frini Georgakopoulos + Vinicius Grossos + Gui Liaga

>> Páginas sonoras :: Os segredos da pesquisa e escrita de não ficção, reportagem e biografia sobre personagens da música brasileira
Com Rodrigo Faour

>> De lugares profundos :: Quando a escrita de memória abraça a ficção
Com Heloisa Seixas + Débora Finkielsztejn

>> L de livro, de labuta, de literatura, de luta :: L de Lísias
Com Ricardo Lísias

PARTICIPANTES
Ana Cláudia Maia
Gerente comercial da Estante Virtual, marketplace focado em livros novos e usados, classificado como diamante pelo EBit, com mais de 3,6 milhões de leitores cadastrados e mais de 4 milhões de visitas/mês, no período de volta às aulas.

Débora Finkielsztejn
Formada em Economia pela UFRJ, cursou Gestão de Projetos na UC Berkeley, Califórnia. Trabalhou em diversos setores como marketing, telecomunicações, software house e entretenimento. Ex-livreira, o universo literário, bem como a escrita, sempre foram uma constante em sua vida. Em 2016 lançou seu primeiro romance, O alfaiate polonês.

Frini Georgakopoulos
Autora do livro Sou fã! E agora? (Seguinte) e coautora de Criaturas e criadores: Histórias para noites de terror (Record), é jornalista e comanda há 9 anos o Clube do Livro Saraiva, no Shopping Rio Sul. Na Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro e de São Paulo, em livrarias e via internet, já entrevistou e mediou inúmeros autores nacionais e internacionais. Colunista literária do programa Painel da Manhã, da rádio Roquette Pinto (94,1 FM), seu conto “Bem aqui” foi um dos 20 premiados no concurso Brasil em Prosa, promovido pela Amazon Brasil, Samsung e O Globo.

Gui Liaga
Responsável pela Agência Página 7, que lança autores para o público juvenil e jovem adulto, como Babi Dewet, Pam Gonçalves, entre outros novos talentos da literatura nacional. Cursou Jornalismo na Facha e Publishing: O Negócio do Livro na FGV-Rio. Desde 2010 atua como agente literária, parecerista e revisora.

Heloisa Seixas
Trabalhou na imprensa carioca antes de se dedicar à literatura. É autora de mais de vinte livros, incluindo romances, contos, crônicas e infantojuvenis, além de peças de teatro. Foi quatro vezes finalista do prêmio Jabuti, com as obras Pente de Vênus, A porta, Pérolas absolutas e O oitavo selo – este também finalista do prêmio São Paulo de Literatura e semifinalista do prêmio Oceanos. Seu livro mais recente é o romance Agora e na hora, lançado em 2017 pela Companhia das Letras. Também autora do livro O lugar escuro (Objetiva, 2007), sobre a doença de Alzheimer, adaptado para o teatro pela própria autora.

Ricardo Lísias
Autor dos romances Cobertor de estrelas, Duas praças, O livro dos mandarins, O céu dos suicidas, Divórcio e A vista particular (Alfaguara). Ganhou os prêmios Portugal Telecom de Literatura Brasileira e o de Melhor Romancista da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA). Publicou também a série de e-books Delegado Tobias e o livro-objeto Inquérito Policial – Família Tobias (Lote 42). Eleito um dos melhores jovens escritores brasileiros pela revista Granta, é mestre em Teoria e História Literária pela Unicamp e doutor em Literatura Brasileira pela USP, com pós-doutorado na Unifesp.

Rodrigo Faour
Escritor e jornalista formado pela PUC-Rio, também é pesquisador, apresentador, diretor e produtor musical. Publicou as biografias de Angela Maria, Dolores Duran, Cauby Peixoto e Claudette Soares, lançou um livro sobre a Revista do Rádio e o best-seller História sexual da MPB, que originou programa de TV homônimo no Canal Brasil, um de rádio na MPB FM carioca (“Sexo MPB”), CD duplo, DVD, shows e até uma premiação. Comanda o canal Rodrigo Faour Oficial no YouTube, com o programa semanal “MPB com tudo dentro”, em que alterna aulas sobre o assunto com entrevistas.

Vinicius Grossos
Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), publicou Sereia negra (independente), O garoto quase-atropelado, 1+1 – A matemática do amor e O verão em que tudo mudou (todos os 3 títulos pela Faro Editorial). Ama café, dias nublados e livros YA.

CURADORIA & PRODUÇÃO
Michelle Strzoda
Jornalista, editora, gestora de comunicação e conteúdo em cultura editorial. Empreendedora criativa, cofundadora e ex-diretora da Babilonia Cultura Editorial, cursou Edição de Livros na Universidad Complutense de Madrid, Jornalismo na ECO|UFRJ e Letras na Uerj. Trabalha há 16 anos no mercado editorial, tendo exercido cargos como publisher, editora executiva, coordenadora editorial, de comunicação e conteúdo, em editoras como Grupo Editorial Record, Casa da Palavra, Tinta Negra Bazar Editorial. Foi repórter freelancer da Folha de S.Paulo, e colaborou para O Globo, Jornal Rascunho, Cult, Bons Fluidos, Entrelivros e Digestivo Cultural. É autora de O Rio de Joaquim Manuel de Macedo: Jornalismo e literatura no século XIX (Casa da Palavra|Biblioteca Nacional), finalista do prêmio Jabuti, e coautora da Revista 450 Anos da cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro (Academia Carioca de Letras).

DESIGN
Cadu França

Quando acontece esse curso maravilhoso?
14 de abril, das 9h às 18h.

INSCRIÇÕES[email protected] (21. 3237-3764)
R$ 490,00 à vista até 05/04 ou 2x R$ 290,00

Marque presença e faça sua inscrição! (https://www.facebook.com/events/224518368123988/?active_tab=about)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Um pensamento em “Profissão: Escritor”

%d blogueiros gostam disto: