Protetorado da Sombrinha

Li “Alma?” (Editora Valentina) há um certo tempo e amei! O livro foi escrito por Gail Carriger para ser um único volume, mas a editora gostou tanto e vendeu tão bem que a trama se transformou em cinco livros. Ótimo para os fãs, que têm mais livros para acompanhar, mas será que foi tão bom assim para a história?

A série Protetorado da Sombrinha, que conta com os cinco volumes, se passa em uma Londres Vitoriana Steampunk sobrenatural. Lobisomens, fantasmas e vampiros integram a sociedade, que se vê repleta de cientistas e parafernália movida a vapor. No meio de tudo isso temos uma “solteirona” de 26 anos de muita atitude, chamada Alexia Tarabotti. Ah, e Alexia não tem alma.

Em “Alma?”, somos apresentados a essa condição de Alexia e de seu mundo e a trama é voltada para explicar isso. O livro corre bem e é charmoso e original (mas você pode ler mais sobre ele aqui). O problema eu senti foi no segundo livro, publicado aqui como “Metamorfose?”.

ATENÇÃO! VOU CONTAR SPOILERS DO FINAL DE ALMA E DO SEGUNDO LIVRO!

Antes de qualquer coisa, preciso dizer que esse post não é necessariamente uma resenha. É apenas uma opinião, uma espécie de reação após leitura. Faz tempo que li o livro 2 e o 3 dessa série e como poucos a conhecem, não quero explorar muito as tramas aqui para não estragar. Então encarem esse post como um termômetro que vai de “não é o meu estilo de livro” até “ai meu Deus eu fiquei curiosa e quero ler agora”, ok?

  1. Vamos lá!

Após seu casamento com Lord Maccon no final de “Alma?”, Alexia vive uma vida complicada, repleta de lobisomens para cima e para baixo em seu quintal. Então um problema urgente ocorre, deixando a frente de todo esse batalhão enquanto seu marido precisa ir para a Escócia. Tempos depois, Alexia – conduzindo sua própria investigação – encontra o marido e uma situação familiar delicada a coloca no centro da confusão. De novo!

“Metamorfose?” tem cenas legais e personagens interessantes, mas senti que era como aquecer um carro movido a álcool no inverno em 1990: precisa dar a partida e ficar esperando para ele pegar. Meio lento, meio barriga, meio água no feijão sabe? Tanto que praticamente não lembro da leitura, só do gancho final.

Acho que “Metamorfose?” sofreu a síndrome tão comum que chamo de “maldição do segundo livro”. Acontece às vezes quando o primeiro livro é muito bom. Mas geralmente a coisa volta para os trilhos no terceiro volume, que é exatamente o que ocorreu aqui.

“Metamorfose?” acaba com um gancho SURREAL! Corações são quebrados – tanto dos personagens quanto dos leitores! Aí corri para começar a ler “Inocência?” e Gail Carriger engrenou a trama de novo!

Admito que sou uma leitora que se apaixona por personagens e Lorde Maccon é AL-GO! Adoro seu relacionamento com Alexia e as cenas quentes entre os dois são realmente quentes! Mas o Protetorado da Sombrinha, embora tenha muito romance, não tem os dois pombinhos como foco. Ele é uma série literária muito além disso, voltada para costumes de época e cultura steampunk. Isso é muito legal, mas me deixa roendo as unhas e querendo mais Maccon/Alexia!

Aí, o final de “Matamorfose?” acontece e eu morro. Até começar o terceiro livro, que me esquarteja a cada capítulo! Não vou contar exatamente o que acontece para não estragar a leitura, mas é o suficiente dizer que em “Inocência?”, Alexia e Maccon estão separados e a mulher precisa não somente provar sua inocência para Maccon, mas entender o que aconteceu e quem está por trás de tudo e como resolver daqui para frente.

Fui super enigmática, né? Essa era a intenção!

“Inocência?” é angustiantemente romântico e repleto de ação, o que compensa pela falta dela em “Metamorfose?”. Então YAAAAAAAY GAIL! O final é mais tranquilo, mas outro gancho está lá, me corroendo aos poucos. Ainda bem que o quarto e o quinto livros já estão no meu Kindle. E a Editora Valentina prometeu que não vai nos matar de tanto esperar. Só um pouquinho 😉

Para falar em Editora Valentina, ela está promovendo um evento MUITO legal que vai acontecer no próximo sábado, 21 de março, na Travessa do Shopping Leblon, às 16h. Estarei lá para falar mais sobre o Protetorado da Sombrinha e sortear brindes para os leitores! Aparece lá e vamos papear!

Compre aqui Alma:

Submarino01 Saraiva Travessa Americanas Livraria Cultura

Compre aqui Inocência:

Submarino01 Saraiva Travessa Americanas Livraria Cultura

Compre aqui Metamorfose:

Submarino01 Saraiva Travessa Americanas Livraria Cultura

Um pensamento em “Protetorado da Sombrinha”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *