Saga Fallen

Há uns dois anos, li “Fallen” por Lauren Kate. O livro traz a história de Lucinda Price, uma jovem com problemas um tanto quanto sobrenaturais e que descobre que está apaixonada por Daniel, um anjo caído e que a vida não é tão fácil quando se é amaldiçoada: eles sempre se encontram e ela sempre morre em seus braços, vida após vida durante milhares de anos. “Fallen” começa uma saga de quatro livros e um “auxiliar” que trata de amor adolescente e proibido, devoção, sacrifício, lealdade e luta constante pelo que se acredita. Escrevo esse post momentos depois de terminar de ler “Êxtase”, o quarto e último livro da série. Corações em pedacinhos neste momento! Não tenha medo, pois esse post não contém spoilers.

De todos os livros, eu gostei mais de “Fallen”, pois tem elementos góticos, dois gatinhos e aquele tom de amor proibido adolescente. E ainda por cima se passa em um internato mega gótico com nome de Sword and Cross. Uma delicia de leitura! Já “Tormenta” – o segundo livro da série – é um tormento para acabar de ler. Ele tem o tom oposto de “Fallen” e elementos mais fantasiosos, vamos dizer assim. Uma escola “especial” com anjos e demônios dando aulas e com nefelins como alunos. Quando o primeiro livro de uma série é muito bom, geralmente, o segundo livro sofre de uma caída na qualidade (lembro apenas disso não ter ocorrido com “Jogos Vorazes” e “Academia de Vampiros”). “Tormenta” leva os leitores na busca de Luce por mais informações sobre como quebrar a maldição que atormenta ela e Daniel, mas se arraaaaaaasta. É um livro de transição entre o primeiro e a busca que ocorrerá no terceiro, então fica meio no limbo. Pelo menos a capa é a mais bonita da saga! (obs: as capas são interessantes porque os vestidos são sempre escuros, tendo apenas o último com vestido branco. E sim, o significado importa 🙂 ).

Aí chegamos à “Paixão”, terceiro livro da série. Melhor do que seu predecessor, “Paixão” leva Luce em uma busca por suas vidas anteriores, o que proporciona situações bem diferentes, curiosas e muito tristes e românticas. Arrastado como “Tormenta”, mas prende um pouco mais a atenção. Como gostei muito de “Fallen”, queria chegar ao final da história, então perseverei. Persevere, porque vale a pena, gente! Aliás, uma coisa curiosa: enquanto lia “Paixão”, me deu muita vontade de voltar e reler “Fallen”.

Antes do último livro da saga – “Êxtase” -, Lauren Kate lançou “Apaixonados”, um livro pequeno que conta um dia na vida de todos os personagens – os Nefelins Miles e Shelby, os anjos caídos Arriane, Cam e Roland, e os protagonistas, Luce e Daniel. A história se passa durante o Dia dos Namorados (Valentine’s Day) em uma das vidas de Luce. Lindinho demais e vale ler antes de “Êxtase”, pois traz insight na vida dos personagens.

 Pequeno spoiler na próxima frase!

Finalmente cheguei em “Êxtase”, último livro da saga. O final de “Paixão” é um tanto quanto louco e até meio prepotente, incluindo uma discussão entre Luce e Lúcifer. Aqui é preciso entender que como o leitor se relaciona com elementos clássicos e religião importa muito sobre como ele vai reagir ao livro. Por exemplo, eu tenho uma posição específica quando o assunto é anjo e não engoli uma discussão entre Lúcifer e Luce. Tipo, ele é o ultimate villain e ela é a mocinha! Não rola um bate boca assim, entende? Mas tudo bem. Continuei a ler porque queria ver onde Lauren Kate ia me levar.

O último livro da saga volta com essa situação, mas também é o livro que mais reúne elementos. No início, “Êxtase” retoma o tom gótico que gostei tanto em “Fallen”, mas também usa e abusa de elementos fantasiosos que não curti tanto em “Tormenta”. Mas como era o último, a curiosidade de saber como eles iriam resolver a questão era mais forte e eu continuei lendo. E não me arrependi.

É aqui, no último livro da série, que sabemos a razão da maldição. É um twist bem interessante e que eu matei no início do livro, mas foi legal mesmo assim. No geral, não curti pra caramba, mas é coerente. A quantidade de elementos religiosos e fantásticos é meio RPG demais pro meu gosto e a sensação era de perder a mão na criação, sabe? Mas os capítulos finais valeram cada página. Lindo, lindo, lindo, triste e romântico. E quem curte Cam vai chorar bastante. E quem não curte vai passar a curtir!

“Êxtase” finaliza muito bem a saga e dá vontade de ler mais e saber o que acontecerá daqui pra frente. A única tristeza é que esses quatro, quase cinco livros poderiam ser três. A sensação nos livros 2, 3 e 4 é que eles poderiam ser dois livros apenas e sem tanta “barriga”. Mas tudo bem.

Embora o caminho tenha sido repleto de obstáculos – tanto para os personagens quanto para os leitores -, a saga de Lauren Kate que contou uma bela história de amor teve um belo final. Aviso: nem todos os personagens sobrevivem. *momento todos choram*

Corações em caquinhos, mas esperança renovada no amor, nas amizades, na fé. Vale ler.

Compre aqui Fallen:

Submarino01 Saraiva Travessa Americanas Livraria Cultura

Compre aqui Tormenta:

Submarino01 Saraiva Travessa Americanas Livraria Cultura

Compre aqui Paixão:

Submarino01 Saraiva Travessa Americanas Livraria Cultura

Compre aqui Êxtase:

Submarino01 Saraiva Travessa Americanas Livraria Cultura

11 comentários sobre “Saga Fallen

  1. Já li Fallen e Tormenta, gostei dos dois,mas concordo que tem horas em que são fantasiosos demais. Tenho o Paixão e o Apaixonados, agora estou curiosa para saber o final. Vou lê-los em breve.
    Agora,tem uma coisa: só espero que o vestido branco na capa do Êxtase não signifique casamento, pois vou ficar injuriada com isso!Nada contra casamentos,mas é que terminar livros com eles é o cúmulo da previsibilidade…
    Bjs

  2. Já li ” Fallen ” e ” Tormenta ” , confesso que adorei. Até agora mostrou-se ser uma ótima história de amor. Como dizem ” Quem já se apaixonou até por vampiros, espera até conhecer um anjo. ” Já comprei o ” Paixão ” esperando ele chegar . Vou procurar o ” Êxtase ” e ” Apaixonados “. Recomendo para quem quiser ler. Muito bom 🙂

  3. Comente eu ja li Fallen ,Tormenta e o Paixão, é é a melhor serie que ja li , são os únicos livros que conseguiram superar minhas expectativas,com uma enredo e uma historia envolvente,eu super recomendo gente,mais é um amor tão intenso e uma historia tão impressionante que o livro vai te consumir de um jeito mágico! to esperando Êxtase chegarr!

  4. Eu to doida pra ler “Paixao”, “Extase” e “Apaixonados” tipo eu ja estou reelendo os livros que eu tenho da serie, eu li Fallen e estou Lendo de novo Tormenta e nao e um tormento pra mim rsrs… eu tipo to apaixonada por essa serie eu quero saber o “por que” de tudo e eu to com frio na barriga pra ler os outros livros ao mesmo tempo eu quero saber o final, sei que vou chorar muito por que eu fico meio boba com finais de livro, e tambem mau posso esperar para serie virar filme e pelo que eu li ai em cima no post o final de Cam nao vai ser bom! ai tipo eu amo todos os personagem menos Lucifer rsrs.. mais eu sempre amei todos, e vai morrer alguem? caramba isso nao podia acontecer eu nem quero pensar quem e que vai morrer.

  5. Já li os trés primeiros, Fallen adorei e fiquei louca para ler o segundo Tormenta, gostei muito, mas e um pouco cansativo já o terceiro Paixão achei que foi um tormento. Luce fica quase todo o livro viajando de um tempo para o outro algumas passagens são boas mas umas dava vontade de nem terminar de ler o livro. E por isto perdi um pouco a vontade de ler a
    continuação, mas vou ler para ver como termina a historia de Luce e Daniel, que o primeiro me deixo muito empolgada com a historia.VAMOS VER SE VALE A PENA MESMO!!!!!!!

  6. Eu já li todos da saga e são perfeitos, mas na verdade eu me decepcionei um pouquinho com o final de Êxtase (O último livro da saga). Mas para mim Fallen é e sempre será a melhor saga de todas! :3

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *