Sobre ler no transporte público

sexta-literaria-header-2-1

Como tantas pessoas passo horas do meu dia em deslocamentos pela cidade, para qualquer lugar que eu vá são minutos, muitos minutos, quando não horas, de deslocamento em transporte público. Quando estou no ônibus não leio de forma alguma, minha mãe incutiu na minha cabeça que ler em movimento dá descolamento de retina, repetiu isso tantas vezes que hoje é uma crença que me impede de ler no ônibus, só leio no Metrô ou, agora, no VLT. Vocês leem em qualquer lugar?

Sempre tenho um livro na bolsa, seja físico ou digital, sou dessas que lê em fila, antes do filme começar no cinema, na hora do almoço. Tenho cinco minutos esperando algo, pode ter certeza de que estarei lendo. Todo mundo quando tem que esperar tira o celular e começa a mexer, eu tiro um livro. Só não faço isso no ônibus, o que chega a ser irônico, porque é onde passo a maior parte do tempo do meu deslocamento. São coisas que só certos medos entranhados na gente desde a infância fazem.

Foi por causa do medo do descolamento de retina que comecei a me aventurar pelo mundo do audiobook. É meio estranho no inicio ter alguém lendo para você, demanda uma atenção que volta e meia eu perco. É uma forma diferente de apreciar um escrito. Eu ouvi toda a série “Crepúsculo” e é uma das razões de não saber o que está em cada livro. Quando acabou eu fiquei com uma saudade louca daquela voz suave que lia aquelas mal escritas linhas.

Foram os audiobooks que me salvaram quando operei os olhos, fiquei semanas só ouvindo o Milton Gonçalves lendo Nelson Rodrigues pra mim ou o Paulo Autran lendo Fernando Pessoa, teve a Emma Thompson lendo Jane Austen também. É todo um outro universo. Não posso dizer que fixei esses livros como se tivesse lendo cada um deles, é verdade, e mesmo assim é uma experiência. Algo que me dá a oportunidade de driblar os ensinamentos da minha mãe e jamais ler no ônibus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: