Trail of Lightning, de Rebecca Roanhorse

Rebecca Roanhorse foi talvez a escritora-revelação do ano passado. O brilhante conto “Welcome to Your Authentic Indian Experience ” ganhou os prêmios Hugo e Nebula, e ela ainda levou o prêmio John W. Cambell de Melhor Escritora Nova na Convenção Mundial de Ficção Científica. Agora ela confirma que é uma nova voz de respeito com o primeiro Romance, Trail of Lightning.

Estamos num mundo pós-apocalipse climático em que a Grande Água arrasou as regiões costeiras e os Estados Unidos estão em frangalhos. A história se passa na Nação Dinétah, antigo território dos índios Navajo no sudoeste americano. Curiosamente, nesse futuro os Navajo é que construíram um muro para deixar de fora os brancos… A heroína, Maggie Hoskie, é uma caçadora de monstros, que já foi aprendiz e amante de um semi-deus até ser abandonada por ele. O grande poder dela é matar – no calor da luta, ela é tomada por uma espécie de fúria ancestral. Ela começa a investigar uma onda de ataques de mortos-vivos com a ajuda de um aprendiz de pajé. No caminho atravessa uma paisagem estilo Mad Max, e ainda tem que lidar com Ma’ii, o Coiote, um deus manipulador e mentiroso que oferece ajuda mas que obviamente tem seus próprios objetivos…

Reparem no colar…

Rebecca Roanhorse é ao mesmo tempo de origem nativa e afro-americana. Fã de Duna e Star Wars, Ela disse que cansou de ver personagens e o folclore nativos serem retratados de maneira caricata. Toda a mitologia e a ambientação são baseadas na cultura Diné (Navajo), mas com alguns cuidados: ao mesmo tempo em que ela deixou de fora cerimônias legítimas para não desrespeitar ou vulgarizá-las, ela admite que inventou alguns detalhes como os poderes tribais. As personagens têm motivações complexas, não é apenas uma luta do Bem contra o Mal. Aqui não tem santo, todos têm falhas. O resultado é uma fantasia com identidade e autenticidade, daquelas de virar uma página atrás da outra até o final em que Rebecca evita as soluções fáceis e respeita as personagens e a inteligência do leitor.

A continuação, Storm of Locusts, lançada em Abril passado, já está na minha pilha pra ler em seguida. A Disney deu a Rebecca a missão de mostrar como os heróis de Star Wars estão reconstruindo a resistência em Resistance Reborn, livro que sai em Outubro e vai servir de prévia do próximo filme, A Ascensão Skywalker. E pro ano que vem já tem previsto o começo de uma trilogia baseada na mitologia Anasazi. É mais uma voz que enriquece pela diversidade. (Obs.: A ilustração do alto é de uma edição romena de “Welcome to Your Authentic Indian Experience ”)

Compre Aqui:


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo
%d blogueiros gostam disto: