Tri, tetra, penta…

Tem mais alguém aqui tão fissurado que já comprou o mesmo livro mais de uma vez?

Culpado. Já tive quatro versões de Senhor dos Anéis. A primeira nem conta, era uma tradução tão pavorosa pro português que não consegui passar do Tom Bombadil. Tive que ler em inglês. Comprei outra edição em livro de bolso quando estava morando fora, pra reler antes de ver os filmes. E depois as edições ilustradas. Idem pro Hobbit e pro Silmarillion… 

A trilogia Fundação já estou na quinta versão: tinha os livros de bolso do meu avô, depois a edição em português em volume único, aí comprei em inglês com as capas do Chris Foss, uns anos atrás uma nova edição capa dura americana… e não resisti com a belíssima edição em português da Aleph. Acompanhada de uma eco-bag! E lá vou eu fazer feira com a bolsa de Fundação.

Com Stephen King acontecia meio por acaso. Minha mãe também adorava, e como viajava muito aproveitava pra comprar lá fora. Só que às vezes quando ela voltava, nesse meio tempo o livro já tinha chegado aqui. E eu, é claro, já estava lendo. Assim tivemos duplicatas de A Dança da Morte, A Zona Morta, A Incendiária e Cujo antes de aprendermos a esperar. Mas ainda tivemos a recaída com o terceiro volume de A Torre Negra… 

Neuromancer eu tive que comprar um segundo pra pegar um autógrafo do William Gibson. Sandman ocupa algumas prateleiras na minha estante. Tinha as revistas da Editora Globo, depois comprei tudo em inglês, mais um avulso também pra pegar autógrafo do Neil Gaiman. Aí lançaram as edições Absolute e Comentada…

Agora é Duna, que me preparo para reler antes do filme que sai ano que vem. A primeira edição de bolso veio em 1979. Então descobri a edição ilustrada por John Schoenherr. Quando comecei a ler no kindle, resolvi dar uma chance pros volumes 5 e 6 (eu tinha perdido a paciência com o quarto…), então aproveitei uma promoção e comprei uma edição combo da série inteira. Pelo menos essa não ocupa espaço. Mas eis que em 2015 a Folio Society lançou uma edição de luxo maravilhosa… Daqui a duas semanas sai uma edição nova, com uma introdução nova pelo filho do Frank Herbert, mapas novos, ilustrações novas… e eu chego a 40 anos comprando Duna.

Compre aqui:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo
%d blogueiros gostam disto: