Um Banquete para Hitler

“Um Banquete para Hitler” (tradução de Cristina Antunes) é a comprovação de que qualquer acontecimento pode ser explorado e contado de forma envolvente. Nenhum período da história do mundo gerou tantos livros e filmes quanto a Segunda Guerra Mundial e V.S. Alexander pega um aspecto quase inexplorado, as provadoras de Hitler, para focar seu livro.

Hitler era paranoico e achava que seria envenenado e por isso empregou, ao longo da guerra, quinze mulheres que provavam sua comida. Magda Ritter, nossa protagonista, é uma dessas mulheres que faz parte do circulo próximo que servia Hitler. Não há nada de inovador na narrativa, Magda é uma alemã que não liga muito para o que está acontecendo politicamente no país, se vê trabalhando para o líder do Terceiro Reich e desenvolve uma consciência de todo o terror que está acontecendo na Europa.

A vida confortável dos altos integrantes do Reich é explorado enquanto Magda vai relatando seu dia-a-dia e toda a crueldade da guerra. A interação dela com Eva Braun, a amante de Hitler, coloca um lado molho no que é contado e ao mesmo tempo mostra a desconexão de pessoas ligadas ao Reich com o que acontecia na Europa e na Alemanha.

De jovem inocente a alguém com total consciência das atrocidade da Alemanha Nazista é uma jornada que passa pela fracassada Operação Valquiria, m plano de assassinar Hitler feito por pessoas dentro do governo, e por uma breve passagem por um campo de concentração. Suas passagens por Berlim são particularmente dramáticas, mostram a destruição da cidade, o sofrimento da população civil.

Magda sobrevive a todas as provações da guerra por capacidade própria, nesse sentido é bem um protagonista dos nossos tempos, até existe um amor, Karl, mas não é ele quem vem, salvar a donzela em perigo. Magda constantemente salva a si mesma usando as armas que tem e sempre seguindo em frente.

Ando um pouco cansada de  tantos livros sobre a Segunda Guerra e mesmo assim “Um Banquete para Hitler” foi uma boa leitura, interessante e repleto de  dados históricos reais o que sempre ganha pontos para mim.

Compre Aqui:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: