Um Cartão – Sentimentos Cotidianos

Há livros que não nascem simplesmente para lermos, mas para espalharmos por aí. Esse é o caso de “Um Cartão – Sentimentos Cotidianos”, do Pedro (só Pedro mesmo), um livro-cartão que traz frases fofas, motivacionais e até engraçadas, para você levar a vida mais leve (ou aliviar a vida de alguém). Sucesso no instagram (atualmente são mais de 700 mil seguidores), o perfil @umcartão nasceu da ideia do carioca Pedro Henrique de espalhar por aí seus sentimentos cotidianos em forma de cartões escritos e ilustrados por ele mesmo. Num mundo onde “frases de efeito” no universo online ganham milhares de compartilhamento facilmente não é nada surpreendente que perfis como esse caiam nas graças do público, e a ideia de fazer um livro com frases muitas vezes já vistas por aí pode parecer meio boba, mas a proposta da edição impressa de “Um Cartão” traz um formato diferenciado que o torna bastante atrativo.

São 91 cartões destacáveis (cada folha tem um serrilhado junto à lombada), com o verso praticamente todo em branco (só com uma frase pequena lá embaixo), impressos em papel bem durinho, então você tanto pode lê-lo/usá-lo como um livro tradicional, como pode usar suas páginas para espalhar mensagens de amor e otimismo entre os amigos e familiares, ou mesmo utilizá-las como objeto de decoração. A imaginação de Pedro é inegavelmente fértil, e o livro é um convite ao leitor imaginar também o que fazer para que cada cartão seja único.

Se vocês olharem com atenção dá pra ver o picote junto à lombada do livro. (foi a melhor foto que consegui tirar)
Se vocês olharem com atenção dá pra ver o picote junto à lombada do livro.

A vantagem de se lançar um livro de alguém que já é uma espécie de celebridade (pelo menos na web) é que já há uma razoável legião de fãs dispostos a comprá-lo e divulgar por aí. Tal qual o sucesso online “Eu me chamo Antônio”  (e depois também editorial, com direito a livros 1 e 2), esse tipo de publicação, por ter um layout bonito e com frases inspiradoras, estimula os leitores, ainda, a fotografá-lo e postar o conteúdo em suas próprias redes num ciclo natural de online-impresso-online.

#inception

Lançado não por acaso próximo ao Natal pela Fábrica231 (selo relativamente novo da editora Rocco voltado para a cultura pop), “Um Cartão – Sentimentos Cotidianos” é um presente singelo e fofo (e não muito caro), capaz de agradar facilmente qualquer amigo oculto. O livro não tem uma grande narrativa para contar, mas Pedro, em suas frases curtas, parece mesmo assim ter muito a nos dizer.

Compre aqui:

Submarino01 Saraiva Travessa Americanas Livraria Cultura

Fotografei algumas páginas que mais gostei para vocês conhecerem:

WP_20151125_004
(era cilada)
WP_20151125_007
(nhoim)
WP_20151125_008
(uma matemática simples)
WP_20151125_009
(o amor não precisa estar online)
WP_20151125_010
(e não é que é!?)
WP_20151125_011
(o cartão que mais me representou)
WP_20151125_015
(que bom que teve, né!?)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *