MARÇO
No dia 1º de março teremos uma nova adaptação de uma obra de Patrick Ness, o mesmo autor de Sete Minutos Depois da Meia-Noite. O Motivo, o primeiro livro da Série O Mundo em Caos, lançado aqui no Brasil pela Pandorga, tem adaptação cinematográfica assinado por ninguém menos que Charlie Kaufman. Na história, Todd Hewitt é o único garoto em uma cidade de homens. Desde que os colonos foram infectados com o germe do ruído, Todd pode ouvir tudo o que os homens pensam, e eles ouvem tudo o que ele pensa. Ele está a apenas um mês de se tornar um homem, mas no meio da cacofonia, ele sabe que a cidade está escondendo algo dele – algo tão terrível que o força a fugir com apenas seu cachorro. Com homens hostis da cidade em seu encalço, os dois se deparam com uma criatura estranhamente silenciosa: uma garota. Quem é ela? Por que ela não foi morta pelo germe como todas as fêmeas do Novo Mundo? Impulsionado pela narração arrojada de Todd, os leitores estão em uma jornada emocionante em que um menino à beira da maioridade deve desaprender tudo o que sabe para descobrir quem ele realmente é. O filme é dirigido por Doug Liman (No Limite do Amanhã) e traz um elenco de primeira: Tom Holland (o Homem-Aranha dos Vingadores), Daisy Ridley (Star Wars 7,8,9), Cynthia Erivo (As Viúvas), Mads Mikkelsen (Hannibal), Nick Jonas (o boy band), Demián Bichir (do horroroso A Freira) e David Oyelowo (Selma).
Em meados de março chega a adaptação de O dia seguinte (The Aftermath) de Rhidian Brook, lançado aqui no Brasil pela Intrínseca. A história se passa na Hamburgo do pós-guerra, precisamente 1946, quando milhares de pessoas vagam, sem abrigo, pela região denominada Zona de Ocupação Britânica. Um coronel britânico e sua esposa foram designados para morar nessa zona (sem trocadilhos) durante a reconstrução, mas as tensões surgirão entre o casal e o alemão que anteriormente morava na casa. James Kent tem uma vasta bagagem de direção para a TV mas essa é sua estreia no cinema. No elenco estão o casal formado pela insuportável bicuda Keira Knightley (Piratas do Caribe) e Jason Clarke (Exterminador do Futuro: Gênesis) e o oficial alemão, o vampirismo Alexander Skarsgård (foi difícil achar essa bolinha em cima do ‘a’).
Chega também dia 14 de março na Rússia (?) a adaptação moderna do clássico de terror de Henry James, A volta do parafuso. Com o título The Turning, o filme narra a história de uma jovem governanta (devem atualizar para babá) contratado por um tio que se tornou responsável pelos sobrinhos após a morte de seus pais. Perturbada pela sensação de que há uma presença maléfica na casa, a babá se torna obcecada com a ideia de que a entidade persegue as crianças. Esse é o segundo longa dirigido por Flora Sigismondi e tem um elenco de conhecidos do público Mackenzie Davis (Perdido em Marte), Finn Wolfhard (Stranger Things) e Brooklyn Prince (Projeto Flórida).
No final de março chega finalmente Cadê você, Bernadette?, segundo romance de Maria Semple lançado aqui no Brasil pela Companhia das Letras. Na dramédia (drama+comédia para aqueles que não pescaram) Bernadette Fox, uma mãe ansiosa, desaparece e Bee, sua filha de 15 anos, faz de tudo para encontrá-la, mas na busca descobre o passado conturbado da mãe. O filme é dirigido por Richard Linklater (Boyhood) e no papel título, ninguém menos que Cate Blanchett! Acompanhando a diva mor estão Kristen Wig (Mãe), Judy Greer (Halloween), Laurence “Morpheu” Fishburne, Billy Crudup (do desnecessário Alien: Covenant) e Troian Bellisario (a Spencer Hastings da série Pirolirolaiars).
No mesmo dia de Bernadette, chega o novo filme com Tom Hanks, Greyhound, uma adaptação do livro The Good Shepherd de C.S. Forester. O próprio Hanks se encarregou de adaptar o roteiro. No elenco estão Elisabeth Shue (Desejo de Matar) e Stephen Graham (Taboo). A missão do comandante da Marinha norte americana, George Krause, é proteger um comboio de trinta e sete navios mercantes que atravessam as gélidas águas no norte do Atlântico, em direção à Inglaterra. Lá, eles entregarão suprimentos mais que necessários, mas somente se conseguirem atravessar a matilha de submarinos alemães que os espera e os supera em número. Durante quarenta e oito horas, Krause travará um jogo desesperado de gato e rato contra os submarinos, combatendo a exaustão, a fome e a sede para proteger o equivalente a cinquenta milhões de dólares de carga e a vida de três mil homens.
Essas últimas semanas da março estão agitadas! Estreia The Informer baseado no romance Three Seconds de Anders Roslund e Börge Hellström, que também não chegou aqui por nenhuma editora até o momento. É um thriller sobre um ex-presidiário que se disfarça para se infiltrar em uma prisão. É o segundo filme que Andrea Di Stefano (Escobar: Paraíso Perdido) dirige. No elenco estão Joel Kinneman (Robocop), Rosamund Pike (7 Dias em Entebbe), Ana de Armas (Blade Runner 2049), Clive Owen (Laços de Sangue), Common (O ódio que você semeia) e Sam Spruell (Branca de Neve e o Caçador).
E pra fechar março, no dia 29 chega aos cinemas a adaptação de The Visible Filth de Nathan Ballingrud com o título Wounds. A novella de apenas 68 páginas conta a história sombria de Will (Armie Hammer), um cara cuja vida se torna um pesadelo depois que ele encontra um celular. No elenco também estão Dakota ’50 tons’ Johnson e Zazie Beetz (Deadpool 2).