6 anos de Clube do Livro Saraiva

FB_IMG_1437877234913Em 25 de julho de 2009 foi realizada a primeira edição do Clube do Livro Saraiva, um evento que se tornou mensal e que acaba de completar seis anos. Tive o privilégio de co-criar o evento que acontece, hoje, em várias capitais do Brasil e que acabou por gerar outros eventos similares. O Clube não é raiz, é semente e ver que mais pessoas estão lendo e dando valor a literatura é um orgulho enorme.

Estou nessa estrada literária há mais de uma década e pude observar como tudo mudou e continua a mudar. O que antes parecia estranho – reunir leitores em uma livraria – hoje se tornou padrão. E isso é LINDO!

Nesses seis anos de Clube do Livro Saraiva agradeço à Saraiva por sempre renovar a parceria comigo para continuarmos com o Clube, às editoras, por continuar a enviar exemplares de livros e por atender com tanto carinho quando peço algum especial, aos autores e profissionais do livro que já participaram do Clube e, principalmente, a você, leitor, que continua participando do Clube seja desde a primeira edição, seja agorinha. Sem leitores, livros não existiriam e nem o Clube. Obrigada, obrigada, obrigada!

A edição de aniversário do Clube aconteceu na Saraiva do Rio Sul, onde ele “nasceu”. Durante os seis anos, o Clube já teve edições na Saraiva do Botafogo Praia Shopping e até no Museu da República, mas sua casa continua sendo a Saraiva do Rio Sul, na qual os livreiros e até o pessoal do Café Baroni se amarra no Clube.

Aliás, esse mês o livreiro Daniel Machado fez uma mesa especial para o Clube, na qual ficaram expostos todos os livros que mencionei durante a edição e outros do mesmo gênero. Segundo Daniel, quando acaba o Clube, a galera sai correndo para comprar os livros que mencionei e assim facilitou a vida do pessoal. Isso aliado ao desconto de 20% que os participantes do Clube têm no dia do evento ajuda a livros ganharem casas novas e aos leitores se perderem em novos mundos. O livro “Beleza Perdida”, por exemplo, estava na mesa e esgotou! VIVA AS SACOLAS AMARELAS!!!!

Como manda a tradição do Clube, a edição de aniversário traz como tema os livros que os leitores participantes descobriram no Clube e/ou que gostariam de abordar como dica ou a razão de não terem gostado. E vários livros foram mencionados como apaixonantes – como o caso da trilogia “Morra por Mim” da Farol Literário e o livro “Como se livrar de um vampiro apaixonado” da Arqueiro. Outros livros que tocam em temas muito delicados de uma maneira incrível e que estão na lista dos mais indicados pelo Clube e seus leitores são “Fale!” e “Passarinha” da Editora Valentina e “Por Lugares Incríveis” da Seguinte.

Os livros que abordei nessa edição de aniversário do Clube do Livro Saraiva foram “O Príncipe dos Canalhas” (um dos melhores romances de época que já li!), “Sr. Daniels” (simplesmente maravilho, romântico e triste e lindo!), “Beleza Perdida” (que fala como tragédias acontecem e nada podemos fazer além de reconstruir, mesmo que sejamos nós os destruídos), “Entrelinhas” (foférrimo!) e mais alguns.

Para conhecer todos os ganhadores desses exemplares, clica aqui, ó (https://www.facebook.com/ClubeDoLivroSaraivaRj?fref=nf).

O aniversário do Clube do Livro Saraiva ainda contou com um “Oi Clube do Livro Saraiva” dito pelo autor John Green. As leitoras e integrantes do Clube Ana Carolina Ardente e Mariana Bittencourt levam o Clube no coração e filmaram o escritor dando um oi pra gente! Um slideshow de melhores momentos do Clube também ficou passando e mini cupcakes e potinhos de brigadeiro feitos pela minha amiga Bianca Vianna foram distribuídos a todos.

E para quem acha que Clube é coisa só de adolescente, além de mamães e vovós por lá, a nossa mais jovem leitora – Sofia, de 7 anos – também recomendou o livro “Bia não quer dormir”, da Thalita Rebouças. Literatura conecta, minha gente!

Mais uma vez, MUITO OBRIGADA a todos! Vejo vocês em breve, no Clube de agosto! Mais informações sobre o próximo evento estarão disponíveis em breve em www.facebook.com/clubedolivrosaraivarj

3 pensamentos em “6 anos de Clube do Livro Saraiva”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: