Garota Exemplar

Um ótimo livro policial, daqueles que não dá para largar.

Uma mulher desaparece no aniversario de cinco anos de casamento, seu marido é o principal suspeito. Esse é o mote do ótimo livro de Gillian Flynn, “Garota Exemplar”. O policial é um best seller mundial e já tem até adaptação cinematográfica estrelado por Ben Affleck.

Os capítulos são intercalados entre os contados em primeira pessoas por Nick, o marido, e por Amy, a esposa. No primeiro terço do livro lemos entradas do diário de Amy nos últimos cinco anos e o dia a dia de Nick lidando com a investigação do desaparecimento da mulher. É um retrato de um casamento em crise, de mentiras e meias verdades. A construção dos personagens é ótima, principalmente de Nick. Suas reações a toda pressão de uma investigação de sua vida, de seus hábitos. No segundo terço do livro é o momento da construção de Amy. É nesse momento que passamos, nós os leitores, a conhece-la melhor. É nesse momento a grande virada da história, daqueles que os leitores não esperam e fazem com que um o livro prenda ainda mais a atenção. Foi nesse momento que não queria mais largar o livro de forma alguma.

O problema do livro está no terço final, é uma mistura de ações que não condizem com os personagens construídos e uma rapidez na resolução de tramas muito intrincadas. Tudo parece meio fora de contexto dos personagens, não chega a estragar um grande livro, mas faz com que termine abaixo do restante.  Gillian Flynn reescreveu esse ultimo terço do livro para o cinema. É, realmente, a parte mais inconsistente. Mesmo com esse final que é contraditório com os personagens o livro é ótimos, daqueles de devorar em poucos dias.

Compre aqui:

Submarino01 Saraiva Travessa Americanas Livraria Cultura

%d blogueiros gostam disto: