A Luz Entre Oceanos

Um drama que mistura perda, culpa e amor passado no inicio do século XX na costa da Austrália

luz-entre-oceanos

“Luz Entre Oceanos” é um desses livros que passou despercebido por mim quando lançado e que só fui descobrir tardiamente por razão de sua adaptação para o cinema. Sou dessas que gosta de ler o livro e ver o filme. Ao terminar de lê-lo fico me perguntando como ele passou despercebido? O amor e o drama de Isabel e Tom é envolvente, é dessas historias que fascinam os leitores e os fazem pesar as ações e reações de cada personagem, enfim um ótimo livro.

Tom é um veterano da primeira guerra mundial que escolhe ser faroleiro para tentar, de alguma forma, redimir toda a sua culpa por ter sobrevivido aos campos de batalha. Isabel é uma jovem sonhadora de uma pequena cidade na costa da Austrália. O caminho dos dois se cruzam e eles vivem um grande amor, casam-se e vão viver em Janus, uma isolada ilha onde Tom cuida do farol. O pequeno mundo onde existem apenas os dois é abalado apenas pelo fato de não conseguirem ter filhos. Depois do terceiro aborto de Isabel um barco chega a ilha com um bebe, as decisões tomadas naquela noite mudam tudo.

A primeira parte do livro nos faz cair de amores por aquele casal, a segunda causa um incomodo com as escolhas deles e a terceira, quando o livro brilha, nos apresenta opções, nenhuma delas boa, e captam o leitor como poucos livros. É uma historia sobre amor e culpa. O amor de Tom por Isabel, o de Isabel por Lucy, o de Hannah por Frank e Grace. É uma historia onde não há ganhos, apenas perdas e isso me deixou um pouco melancólica ao final e isso mostra o quão bom é o texto.

Passei uma boa parte do livro com uma certa raiva de Isabel, de seu egoísmo, de sua raiva sem fundamento, de sua incapacidade de ver sua própria culpa em todo o imbróglio. Tive momento em que queria confrontar Hannah, sacudir Tom e sua abnegação. É um livro que mexe com o leitor, que faz pensar em que caminhos se seguiria se posto nas mesmas situações. Na livraria me falaram que “Luz Entre Oceanos” é um romanção, eu acho que é mais um grande drama, um drama clássico, desses tão em falta nos últimos tempos tanto na literatura quanto no cinema. Isso talvez explique a sua adaptação para o cinema que quero muito assistir (assista o trailer).

Compre aqui:

Submarino01 Saraiva Travessa Americanas Livraria Cultura

selo_2016

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: